O Corpo de Bombeiros Militar atende, em média, 1,5 incêndios em edificação por dia, sendo que boa parte desses sinistros ocorrem em comunidades socialmente vulnerável, geralmente provocando perda total das residências de baixa renda, causando impacto catastróficos às famílias vitimadas.
    A resposta do Corpo de Bombeiros a tais incêndios é prejudicado devido à ser locais periféricos de difícil identificação, em que o acesso é precário com vielas estreitas e aclives acentuados, sem água e outros recursos para as ações dos bombeiros, aumentando o tempo resposta do socorro adequado. Os profissionais bombeiros constatam, no caso de um sinistro nestas comunidades, que só ocorreu ou suas consequências foram ampliadas porque no início da sua constatação, não havia ninguém devidamente orientado para tomar uma atitude certa e oportuna.
    O Programa Brigada Comunitária visa exatamente preencher essa lacuna por meio da capacitação de pessoas da própria comunidade na área de prevenção e intervenção nos casos de incêndios, acidentes domésticos ou outras emergências. Esses brigadistas, além de serem capacitados, também realizam vistorias, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, nas residências da comunidades, a fim de orientar pessoas e corrigir situação incorretas nas casas vistoriadas.
    O curso tem carga horária de 73 horas/aula, e cada comunidade forma de 10 a 15 brigadistas, com instrução teórico-prático, onde os alunos aprendem a fazer fazendo. Os módulos e carga horária estão dentro dos padrões estabelecidos pela NBR-14.276/2006 – Requisitos Brigada de Incêndio.

OBJETIVOS

    Educar, nas áreas de abrangência do programa, toda a comunidade para a percepção de situações de risco, bem como fazer possíveis correções para aumentar a segurança no que se refere a incêndios, acidentes domésticos e outros relacionados à Defesa Civil.

PÚBLICO-ALVO

    População moradora de comunidades socialmente vulneráveis, homens ou mulheres, maiores de 18 anos de idade.

Para saber mais acesse a página do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search