Diretor: Luiz Ricardo Duarte
Fone: (48) 3665-8156

A Diretoria de Segurança Cidadã foi criada em 2007, através da Lei 381, de 31 de março de 2007.
Em 2009 foi o órgão responsável pela organização das etapas regionais da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizadas nas cidades de Florianópolis, Joinville, São José, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Criciúma, Lages e Chapecó e pela Etapa Estadual, realizada em Florianópolis.
Em 2011 passou a englobar a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e a Comissão Coordenadora dos Assuntos dos CONSEGs.
Tem por finalidade:

• Fomentar discussões a respeito do crime e da violência e identificação dos fatores geradores;
  • Garantir um espaço de participação social na discussão e resolução dos problemas do crime e da violência (co-produção da segurança pública);
  • Aproximar órgãos da segurança pública e sociedade civil;
  • Disseminar a filosofia de Polícia Comunitária e capacitar agentes de segurança pública para essa nova forma de produção do serviço policial;
  • Capacitar lideranças comunitárias para o exercício da cidadania através da participação nos CONSEGs e do envolvimento em projetos de prevenção do crime e da violência;
  • Fomentar e desenvolver projetos voltados para a prevenção do crime e da violência através de parcerias diversas;
  • Criar, com exclusividade, os CONSEGs e orientar e coordenar os trabalhos desses órgãos bem como representá-los coletivamente;
  • Orientar e/ou executar projetos voltados para a prevenção do crime e da violência;
  • Executar outras ações a critério do Secretário de Estado da Segurança Pública.

A DISC possui uma Gerência de Ações Institucionais, responsável pelo fomento de projetos voltados para a prevenção do crime e da violência no âmbito das instituições policiais e dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Gerências:

- Gerência de Ações Institucionais

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.