(31.10.2019) A Educação a Distância (EaD) foi implantada na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no ano de 2006, com o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e após a realização deste teste piloto, a Diretoria de Instrução e Ensino (DIE) percebeu a contribuição da EaD, que permite o acesso à instrução e capacitação a distância aos policiais, com a flexibilidade para estudar no momento e local mais oportuno, além do custo reduzido para a PMSC, pois o professor consegue ministrar aulas para um número maior de alunos sem a necessidade do deslocamento dos policiais de suas unidades.

Em 2012 o ensino a distância ganha força e é retomado com o Curso de Formação de Cabos (CFC), na modalidade bimodal, e em 2013 é publicada a Portaria nº 829, que dispõe sobre a Educação à Distância – EaD na Polícia Militar de Santa Catarina.

Ainda no ano de 2013 ocorreu nova oferta do CFC, no mesmo padrão e formato que o anterior, contudo, o novo curso incluiu uma novidade, a comunicação assíncrona - que permite o debate de temas com a inclusão de opiniões em qualquer tempo, não sendo necessário que os alunos estejam conectados simultaneamente, como exemplo, podemos citar correspondências, e-mail, aulas gravadas - com fóruns explicativos, por meio da plataforma desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informática (DTI), hospedada na página da PMSC.

A partir de 2014, mediante convênio com a Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP), a EaD começa a usar a plataforma do Moodle. Esse convênio é mantido até o momento, o que permite explorar melhor os padrões gráficos, as funcionalidades, a capacidade de memória ampliada, atividades assíncronas e síncronas - que permite a interação entre duas ou mais pessoas em tempo real, na qual as pessoas precisam estar conectadas de alguma forma, como exemplos: chat, telefone, videoconferência, web conferência -  desse ambiente, para que se possa fazer um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. 

A partir de 2017, a atividade ganhou um upgrade, pelo reforço da equipe da EaD, aquisição de equipamentos e software, a fim de melhorar desempenho.   Assim a EaD passou a ofertar vários cursos, dentre eles: Curso Superior de Polícia Militar (CSPM), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), disciplinas do CFS e do Curso de Formação de Soldados (CFSd), além de cursos para a Polícia Militar Ambiental, capacitação de docentes para modalidade presencial, agentes temporários, cursos para a Corregedoria-Geral, bem como, há previsão de disciplinas EaD para o Instituto Geral de Perícias.

Até o presente momento a EaD da PMSC já formou 7.913 policiais, além das capacitações de professores tutores e conteudistas e vem sendo mais utilizada a cada ano para cursos e treinamentos. A equipe atual é formada por pedagoga, designers educacional e gráfico, além da secretaria administrativa da EaD, atualmente sob a chefia do tenente-coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva.

Ao longo do tempo a EaD vem se consolidando na PMSC e comprovando sua eficiência, de forma a oportunizar educação de qualidade, com custo reduzido para a instituição.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação PMSC

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search