(30.10.2019) A Delegacia Geral de Polícia Civil, através da Coordenadoria de Saúde Ocupacional, em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, promoveu nesta quarta-feira (30) a Ação Outubro Rosa - Saúde da Mulher na Segurança Pública. O evento foi realizado no Auditório do Centro Administrativo da Secretaria da Segurança Pública.

A programação foi uma iniciativa da Diretora Geral da Secretaria da Segurança Pública, delegada Luciana Silva Pinto Maciel. A Coordenadoria de Saúde Ocupacional elaborou a programação.

No Espaço Saúde da Mulher, as participantes do encontro viveram momentos de Estações Temáticas orientadas por profissionais de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Nutrição. O enfoque foram as várias dimensões da saúde para o enfrentamento do sobrepeso e orientações para a minimização de riscos do desenvolvimento de câncer de mama.

Na mesma oportunidade foi realizada uma avaliação e mapeamento do perfil das servidoras presentes através da aferição de peso, circunferência da cintura e avaliação da composição corporal. Também foram feitas arrecadações de lenços para doação a instituição de apoio a portadoras de câncer, juntamente com mensagens em cartolinas recortadas no formato de borboletas.

A primeira palestra ficou por conta da fisioterapeuta em Saúde Pélvica Feminina e Masculina, Monique Bittencourt, que é graduada pela Faculdade Estácio de Sá, Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica Inspirar e instrutora plena em Musculação Terapêutica Método STS pena Uniwallace.

Ela destacou a importância do autoconhecimento e da quebra de alguns tabus, bem como da prevenção de doenças ou disfunção física. Segundo ela, tudo começa com o toque, para se perceber a textura, a sensação, a anatomia. Ao final, a palestrante recomendou “seja a mulher da sua vida e demonstre o seu amor por você mesma”.

Já a Tenente Médica Rafaela falou do câncer de mama, cuja incidência atinge cerca de 30% das mulheres. A Tenente é formada pela UFSC, especialista em Medicina do Trabalho, Pós-Graduada em Medicina do Trabalho e em Psiquiatria, é primeiro Tenente da Polícia Militar, Chefe do Serviço de Perícias Médicas em Biguaçu.

A tenente alertou para a importância do autoexame como uma das principais formas de prevenção. Segundo a médica, os cinco sentidos do amor neste contexto são: Olhem-se, Toquem-se, Experimentem-se, Escutem-se e Cheirem-se. Façam do espelho o seu aliado

A Capitão Dentista Márcia, como não poderia ser diferente abordou a diversidade de neoplasias que se manifestam na cavidade bucal. A Capitão é formada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Prótese Dental, Associação Brasileira de Odontologia, Mestre em Materiais Dentários pela UFSC e Capitão Dentista da PM.

Como principais causas, a dentista apontou o fumo com 90% dos casos, além do álcool (cuja associação com o primeiro aumenta sensivelmente), Próteses mal adaptadas, o HPV, Dietas pobres em vitaminas e a Má higiene. O câncer bucal, de acordo com a palestrante, se manifesta nos lábios ou estruturas internas, Garganta, Gengivas, Língua, Céu da Boca e nas glândulas salivares.

A última palestra do dia foi ministrada pelo enfermeiro Everson Bertazo, da Qualirede, que é uma empresa contratada pela SC Saúde, sobre o plano de saúde dos servidores públicos do Estado. Ele falou do papel da massa corporal na relação com o câncer, associando também ao estresse e o consumo abusivo do álcool, recomendando a prática de hábitos saudáveis de alimentação e os exercícios físicos.

Em um momento de descontração, as servidoras presentes no evento participaram de uma sessão de exercícios de alongamento orientado. Assim a Ação Outubro Rosa, Saúde da Mulher na Segurança Pública proporcionou muito conhecimento, estímulo para o autoconhecimento e cuidados básicos preventivos.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SSP

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search