WhatsApp Image 2019 10 10 at 10.56.52

 

(10.10.2019) A Polícia Civil realiza testes para as lavraturas de flagrantes nas delegacias de polícia por meio do sistema de videoconferência. Uma iniciativa piloto é realizada pela Gerência de Tecnologia da Informação na região de São Miguel do Oeste como base de avaliação do processo.

Pelo Estado, há regiões em que a equipe plantonista formada por um delegado e escrivão é responsável pelo atendimento em vários municípios, as chamadas Centrais Regionais de Plantão Policial. A videoconferência então evita o deslocamento para unidades policiais distantes e em que houver casos de prisões em flagrantes.

Nos últimos dias, policiais civis da área da 13ª Delegacia Regional de Polícia receberam o treinamento. Na prática, a videoconferência permite que o autuado em flagrante permaneça naquela delegacia de polícia em que ele foi preso durante os procedimentos policiais.

 

WhatsApp Image 2019 10 10 at 10.56.00

 

“Esta delegacia em que ele foi preso aciona pelo sistema de videoconferência o delegado (autoridade policial) e o escrivão plantonista responsável para fazer o flagrante, evitando o deslocamento. A vantagem é que, em São Miguel do Oeste, por exemplo, há cidades em que o deslocamento do delegado na região leva duas horas entre ida e volta. Então traz economia de combustível e celeridade ao processo”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, delegado Fernando Lúcio Mendes, considerando positivos os testes realizados em São Miguel do Oeste.

Segundo ele, a ideia é que flagrantes de ocorrências mais graves como homicídios, sequestros e estupros continuem sendo realizados presencialmente.

Inquérito Digital Policial

Uma outra iniciativa em estudos pela Polícia Civil catarinense, destaca o Delegado Geral Paulo Koerich, visa a implementação do Inquérito Policial Digital. Na semana passada, uma equipe técnica da Polícia Civil esteve no Distrito Federal. Na próxima semana, esta equipe verificará como o processo foi implantado pela Polícia Civil do Paraná.

 

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação - Polícia Civil

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search