(07.10.2019) Aconteceu nesta segunda-feira (7) a cerimônia oficial de posse dos 94 novos peritos, além de dois técnicos papiloscopistas do Instituto Geral de Perícias (IGP). O concurso aconteceu em 2017 e teve 20 mil inscritos para os cargos de Médico Legista, Odontólogo Legista, Perito Criminal Geral, Peritos em Informática, Ambiental, Áudio Imagem, Engenharia, Bioquímica e Técnico Papiloscopista. De acordo com o Perito Geral, Giovani Adriano, a disputa foi muito grande, pois a proporção de candidato por vaga superou cerca de vinte vezes mais, aos vestibulares para o curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Secretaria da Segurança Pública, em Capoeiras e contou com a presença do Secretário da Administração do Estado, Jorge Eduardo Tasca, representando o Governador Carlos Moisés, a delegada Luciana Silva Pinto Maciel, Diretora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Perito Geral, Giovani Adriano, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, Coronel Charles Vieira, do Delegado Geral de Polícia, Paulo Koerich, do Advogado Noel Baratieri, representando a Ordem dos Advogados do Brasil/SC e do Diretor da Academia de Perícia, Rogério de Medeiros Tocantins.

Os cursos, de acordo com cada especialidade terão duração média de dois meses, com aulas presenciais e à distância, além de estágio supervisionado, totalizando 650 horas/aula. A aula magna foi proferida na mesma oportunidade da cerimônia de posse, pelo Secretário Jorge Tasca e as demais acontecerão na Academia de Polícia Militar.

O Secretário saudou aos empossados dizendo da felicidade do Governador Carlos Moisés e da Vice-Governadora, Daniela Cristina Reinehr. Ele falou que é um momento muito especial para o Governo, destacando que a atividade dos peritos integra o conjunto do trabalho harmonioso da Segurança Pública, para prestar um serviço de alta qualidade para a população. “Santa Catarina é modelo nacional no que diz respeito a integração”, finalizou.

A Diretora Geral da SSP, Luciana Pinto Maciel falou que esta posse é um marco para o Instituo Geral de Perícias, que vem num momento muito importante. “Em poucos dias o IGP estará conquistando a sua autonomia financeira. Ela encerrou o seu pronunciamento desejando boa sorte aos empossados e colocando a SSP à disposição de todos.

Já o Delegado Geral, Paulo Koerich falou que “a carreira de perito apresentará muitos desafios, que serão vencidos se estivermos engajados do mesmo anseio, que é o serviço público”. Acrescentando que “o resultado do trabalho dos senhores vai desaguar nas mesas das Delegacias de Polícia e dele vai depender o êxito de cada inquérito”.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Charles Vieira elogiou a iniciativa do Governador Carlos Moisés, que teve a sensibilidade de prestigiar aos órgãos que integram a SSP. “Isso é muito importante, pois quem ganha é a sociedade catarinense.”.

O Perito Geral, Giovani Adriano parabenizou aos empossados, dizendo que são vitoriosos. “Espero que todos tenham feito esta escolha profissional com o sentimento de paixão pela perícia”. Em seguida foi procedida a entrega do Manual de Orientações à Autoridade Solicitante, fundamental para o aprimoramento, a padronização e a eficácia do trabalho dos peritos.

Para o Advogado Noel Baratieri, Santa Catarina está dando um show na área da Segurança Pública. “Cada vez mais nos distanciamos dos demais estados neste setor”. Ele completou dizendo que a OAB é parceira e que está à serviço dos senhores da Secretaria da Segurança Pública.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SSP