(02.10.2019) Os Bombeiros Militares de Gaspar certificaram na tarde desta terça-feira (1º), a segunda turma de alunos no projeto Bombeiro Especial. O curso teve carga horária total de 20 horas/aula, ministradas durante o mês de setembro em quatro encontros semanais. A ação foi voltada para crianças e adolescentes com necessidades especiais, incluindo integrantes da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) e outras instituições. A formatura de 16 alunos foi realizada no quartel do CBMSC em Gaspar.

02.10 BombeiroEspecial2

Durante o curso, os alunos aprenderam sobre o trabalho realizado pelos Bombeiros e como acioná-los em caso de emergências, através do telefone 193. Os participantes também receberam instruções básicas de primeiros socorros e prevenção a acidentes e afogamentos, além de integrarem um simulado de abandono de local. Ao final do curso (24/9), os Bombeiros Especiais foram convidados pelo Fazenda Park Hotel para um dia de passeio.

02.10 BombeiroEspecial4

De acordo com o Comandante do 4º Pelotão de Gaspar, Tenente BM Douglas Tomaz Machado, o  projeto é inédito no Estado, sendo esta a segunda turma formada no município. A primeira formatura contou com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na qual 25 Bombeiros Especiais foram certificados.

02.10 BombeiroEspecial

A solenidade contou com a presença de Bombeiros da Melhor Idade, Bombeiros Mirins e autoridades locais, como o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, vereador Ciro Andre Quintino e vereador Francisco Hostins Junior, além dos militares Major BM André Luis Hach Pratts, Major PM Pedro Carlos Machado Júnior e Tenente BM Douglas Tomaz Machado.

Em discurso, o prefeito Kleber Wan-Dall destacou os benefícios dos projetos sociais na sociedade e a importância que refletem aos jovens especiais. Complementando a declaração, o Major BM André Luis Hach Pratts ressaltou que a realização dos projetos só é possível graças ao apoio e parceria de profissionais da Prefeitura e participação da comunidade.

"O principal objetivo dos projetos sociais promovidos pelo CBMSC é previnir emergências e preparar a sociedade para lidar corretamente com estas situações. Em troca, somos gratos pela alegria que os alunos trazem ao quartel e nos sentimos satisfeitos por promover a cultura prevencionista e levar mais segurança aos cidadãos", relatou o oficial.

02.10 BombeiroEspecial3

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação CBMSC