(10.09.2019) O Delegado Geral Paulo Koerich e a Delegada Adjunta Ester Fernanda Coelho realizaram nesta terça-feira (10) uma reunião com o professor da Universidade Federal de SC, Deonísio Schmit, e a vereadora de São José, Cristina de Sousa. Eles trataram da implementação de cursos de formação continuada em Língua Brasileira de Sinais aos policiais civis de SC. O projeto é pioneiro no país e objetiva-se a expansão a todos os Estados.

A ação surge da necessidade de formação aos membros da instituição policial para que possam melhor atender à população de surdos. Segundo o professor Schmit, chefe do Departamento de Letras Libras da UFSC e coordenador dos projetos de capacitação, a Polícia Civil não possui um glossário próprio. "Muitos surdos acabam ficando reclusos por falta da comunicação adequada", explica.

A ideia é que a primeira atividade seja realizada ainda com os 34 delegados em formação na Acadepol. O curso, com cerca de 60 horas, tem enfoque na capacitação efetiva, centrando-se nas necessidades diárias do policial civil. A partir da primeira experiência, uma capacitação mais continuada deverá ser implementada na Acadepol para que passe a englobar todos os novos agentes.

Durante a reunião, foram discutidas também estratégias para a capacitação dos policiais que já atuam diariamente na instituição. O projeto objetiva a formação por meio de videoaulas ou de cursos ofertados nos municípios mais centrais do Estado. "Esta é uma obra a ser construída. Estamos no zero, mas abre-se um mundo novo de possibilidades que vamos explorar juntos", afirmou o Delegado Geral Paulo Koerich.  Também participaram do encontro a delegada Isabel de Oliveira da Luz Fontes, da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, e o delegado Gustavo Madeira, gerente de Planejamento da PC.

 

WhatsApp Image 2019 09 10 at 16.05.33

 

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação - Polícia Civil 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search