(05.09.2019) O Governador Carlos Moisés assinou recentemente o decreto 145, que regulamenta a Lei 17.202, de 2017 que dispõe sobre a prestação de serviço voluntário por bombeiros comunitários nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento, em apoio ao CBMSC. O serviço já existe há muitos anos em Santa Catarina e atualmente conta com mais de 20 mil formados, e em atividade, cerca de 4.000 comunitários.

Os Bombeiros Comunitários são formados nos quartéis da corporação, onde recebem intenso treinamento e submetidos a uma série de requisitos para integrar as guarnições operacionais. Como requisitos básicos os candidatos dever ter mais de 18 anos, alfabetizado, possuir bons antecedentes e estar forma física adequada para o serviço. Inicialmente participa de um curso básico de atendimento de emergência, comporto de três módulos de 40horas/aula para Brigadista Voluntário. A partir saí são submetidos a uma seleção para o curso avançado de Bombeiro Comunitária.

De acordo com o Capitão Arthur Júnior, Chefe do B3, setor responsável por cursos de instrução e ensino do 1º. Batalhão de Bombeiros Militar, a procura é bastante grande.  A cada curso o número de inscritos gira em torno de 300 candidatos para disputar de 30 a 40 vagas. Em torno de 60% dos formados passam a atuar junto as guarnições de emergência dos Bombeiros. Antes porém, passam por um período de estágio operacional de 240 horas.

 

Durante os cursos são ministradas aulas teóricas e práticas de Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios, Atendimento Pré-Hospitalar, Educação Física, Regulamento e Ordem Unida.

Atualmente no 1o. Batalhão existem BC´s com mais de 10 anos de serviço, mas segundo o Capitão, no Estado atuam Bombeiros Comunitários com muito mais tempo de serviço. Para muitos a atividade serve como porta de entrada para a corporação. Da próxima turma do curso de formação uma das selecionadas foi aprovada no concurso de ingresso, devendo iniciar na Escola de Formação de Soldados em novembro.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação SSP (ASCOM)
Fotos: CBMSC Divulgação

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search