(05.09.2019) O Governador Carlos Moisés assinou recentemente o decreto 145, que regulamenta a Lei 17.202, de 2017 que dispõe sobre a prestação de serviço voluntário por bombeiros comunitários nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento, em apoio ao CBMSC. O serviço já existe há muitos anos em Santa Catarina e atualmente conta com mais de 20 mil formados, e em atividade, cerca de 4.000 comunitários.

Os Bombeiros Comunitários são formados nos quartéis da corporação, onde recebem intenso treinamento e submetidos a uma série de requisitos para integrar as guarnições operacionais. Como requisitos básicos os candidatos dever ter mais de 18 anos, alfabetizado, possuir bons antecedentes e estar forma física adequada para o serviço. Inicialmente participa de um curso básico de atendimento de emergência, comporto de três módulos de 40horas/aula para Brigadista Voluntário. A partir saí são submetidos a uma seleção para o curso avançado de Bombeiro Comunitária.

De acordo com o Capitão Arthur Júnior, Chefe do B3, setor responsável por cursos de instrução e ensino do 1º. Batalhão de Bombeiros Militar, a procura é bastante grande.  A cada curso o número de inscritos gira em torno de 300 candidatos para disputar de 30 a 40 vagas. Em torno de 60% dos formados passam a atuar junto as guarnições de emergência dos Bombeiros. Antes porém, passam por um período de estágio operacional de 240 horas.

 

Durante os cursos são ministradas aulas teóricas e práticas de Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios, Atendimento Pré-Hospitalar, Educação Física, Regulamento e Ordem Unida.

Atualmente no 1o. Batalhão existem BC´s com mais de 10 anos de serviço, mas segundo o Capitão, no Estado atuam Bombeiros Comunitários com muito mais tempo de serviço. Para muitos a atividade serve como porta de entrada para a corporação. Da próxima turma do curso de formação uma das selecionadas foi aprovada no concurso de ingresso, devendo iniciar na Escola de Formação de Soldados em novembro.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação SSP (ASCOM)
Fotos: CBMSC Divulgação

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search