(14.08.2019) Acontece entre os dias 21 a 29 de agosto, em São Bento do Sul, mais um curso de capacitação em Liderança Comunitária. O curso é uma iniciativa da ASEGC - Assessoria de Segurança Cidadã da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que visa implementar, cada vez mais, a filosofia de Polícia Comunitária, na busca de soluções criativas para os problemas de segurança pública.

Para o mês de setembro já estão agendados cursos no município de Maravilha e em outubro em Lages. Para se inscrever basta procurar o Conselho da sua cidade ou qualquer organização policial militar.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são formados à partir de iniciativas de diversos segmentos da sociedade e, embora cada qual siga suas próprias prioridades, os conselhos obedecem objetivos comuns, que consistem em  aproximar e integrar mais a polícia e a população;  planejar a ação comunitária e avaliar os resultados; levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade e desenvolver campanhas educativas visando orientar a população

Além dos integrantes das forças policiais, participa do conselho qualquer pessoa idônea, disposta a colaborar com o bem-estar da comunidade ou das entidades comunitárias já existentes.

Existem em Santa Catarina 143 Conselhos Comunitários de Segurança funcionando em 82 municípios. Neste ano estão sendo realizados 12 cursos. Neste período já foram formados 195 membros Natos (integrantes das forças de segurança) e 147 membros líderes comunitários.

Para as lideranças Comunitárias, os cursos são realizados no período noturno, com 24 horas/aula. Já para os membros natos, os cursos são ministrados durante o dia, com 50 horas aula. Os currículos consistem em matérias relativas aos Direitos Humanos; Polícia Comunitária; Legislação dos Conseg´s; Mobilização Social; Mediação de Conflitos; Prevenção ao crime e Análise e Resolução de Problemas.

A realização dos cursos é divulgada através dos próprios conselhos comunitários, que distribui convites orientando aos interessados, quanto as inscrições, datas e locais.

Entre os anos de 2007 a 2019 já foram capacitados através dos Cursos Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, de Qualificação de Membros Natos e de Lideranças Comunitárias, 5.089 pessoas, dos quais 3.502 são policiais e 1.587 lideranças comunitárias.

 

Texto: ASCOM - Assessoria de Comunicação SSP/SC
Arte: Divulgação/ASCOM

 

 

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search