(09.08.2019) A manhã desta sexta-feira (9) foi marcada pela promoção de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A solenidade contou com a formatura do Curso de Formação de Cabos (CFC), graduação de 2º Sargentos, Capitão, além da promoção ao posto de Coronel, o último das corporações.

 

 

A cerimônia, que aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva, que aproveitou a oportunidade e anunciou a cessão de um terreno.

 

 

“É uma satisfação participar deste evento hoje, porque a segurança pública comemora bons números, tem excelentes resultados e essa semana também tivemos notícias boas para essa área com o chamamento de aprovados em concursos”, declarou o governador. “Também no dia de hoje comemoramos alguns avanços para a segurança pública, em especial ao CBMSC, com o projeto de instalar no Sapiens Parque, em Florianópolis, o Laboratório de Ciências do Fogo.  Por isso hoje assino o decreto para a cessão de parte do terreno”, complementa.

“A cessão desse terreno no Sapiens Parque era um desejo nosso já desde o ano passado, já que o intuito deste laboratório é fomentar a pesquisa, junto às universidades, certificar produtos, materiais, serviços, equipamentos, fazendo o ciclo completo de bombeiro, onde a gente faz a prevenção, através de projeto preventivo, faz a vistoria na edificação e agora vamos poder certificar que aqueles produtos que são  instalados nas edificações estão atendendo as especificações normativas”, comemora o Comandante-Geral.

 

 

Durante a solenidade aconteceu ainda a formatura do Curso de Formação de Cabos (CFC), turma II. Sob comando do 1º Tenente Torquato, o pelotão de formandos presenciou a homenagem ao aluno Cabo BM Jaison Casagrande Benedet, condecorado com a medalha “Cabo Zimar Silva Farias” por ter alcançado o primeiro lugar no CFC, com nota final 9,97.

 

 

A segunda turma do Curso de Formação de Cabos iniciou as atividades em maio de 2019. Após 312 horas/aula, distribuídas em 10 disciplinas operacionais e atividades extracurriculares, formaram-se 33 novos Cabos Bombeiros Militares.

 

 

 

Em seguida, foi realizado o ato de promoção de oficiais e praças do CBMSC e PMSC. Nesta solenidade, 3 oficiais e 45 praças do Corpo de Bombeiros Militar e 173 praças e 80 oficiais da Polícia Militar foram promovidos em todo o Estado.

Ao posto de Coronel, último da carreira dos militares estaduais, foram promovidos: os Tenentes Coronéis BM Richard Sass Braum e Sandro Martins.

 

 

 

 

 

 

 

O Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira destacou que: “Nada mais justo, que, ao atingir um certo degrau na carreira, que eles sejam promovidos, elevados a um nível superior, para que continuem prestando um serviço à sociedade com  empenho e dedicação. É uma motivação a mais“, destaca.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional batismo, símbolo de transformação e comprometimento com a missão de salvar vidas, marcando a passagem das novas conquistas na carreira militar. O batismo foi conduzido pelo governador, que foi bombeiro militar por 30 anos e pelo Comandante-Geral, coronel BM Vieira.

 

 

 

Texto: Melina Cauduro e Monica Andrade
Fotos: CCS

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search