(17.06.2019) A Agência Central de Inteligência (ACI) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou em Florianópolis, na manhã dessa segunda (17), o 1º Curso de Inteligência Policial para Oficiais. A atividade visa capacitar os participantes a difundir a doutrina de inteligência, integrar as agências e fomentar a produção de conhecimento.

Com 36 participantes, dentre eles, um delegado da Polícia Civil, um oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, um perito criminal do Instituto Geral de Perícias (IGP), um policial rodoviário federal (PRF) e oficiais da polícias militares de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, o curso terá 180 hora/aula e duração até 12 de julho de 2019.

Além dos discentes brasileiros, também participarão um comissário da Polícia de Misiones na Argentina e um comissário da Polícia Nacional do Paraguai. O subdiretor geral da Inteligência Criminal da Polícia de Misiones, comissário Mario Saul Oliveira, falou ao público presente dos diversos avanços que a Polícia Militar de Santa Catarina e as polícias dos países fronteiriços, incluindo Paraguai e Argentina, tem contribuído para o combate do tráfico internacional de drogas e facções criminosas.

 

 

O chefe da ACI, coronel Adilson Luiz da Silva, fez o uso da palavra para reforçar a importância de integração entre os órgãos de segurança pública e as inteligências do Mercosul: “estreitamos os laços, integramos agentes, fortalecemos a confiança. Estamos sedimentando a estrada do nosso desenvolvimento”, finalizou.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, falou aos presentes dos três pontos das competências, essenciais na construção de uma segurança pública eficiente: “primeiro é o saber, segundo é a habilidade, saber como fazer na prática e, por fim, a atitude, a iniciativa, querer realmente fazer. Isso é o que esperamos dos senhores, após a conclusão desse curso.”  

Por fim, a aula inaugural foi ministrada pelo subchefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar de São Paulo, tenente-coronal João Luis Mingheti Costa. O tema foi as perspectivas e desafios na inteligência paulista. Também prestigiaram o chefe do Estado Maior-Geral da PMSC, coronel Carlos Alberto Fritz Bueno e a diretora geral da Faculdade da PMSC, coronel Claudete Lehmkuhl.

 

 

Texto e fotos: Polícia Militar de Santa Catarina

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search