As fortes chuvas que atingem Santa Catarina, nos últimos, dias trouxeram prejuízos e ocorrências em todo o estado. Apenas a região Oeste, registrou entre ontem (30) e hoje (31) mais de 135 ocorrências por conta das mudanças climáticas, além das atendidas normalmente.

Até o momento 34 cidades foram afetadas e, como a previsão indica que as chuvas continuam nas próximas horas, bombeiros militares atuam nas mais diversas regiões, para atendimento dos locais atingidos e também para a contenção dos estragos. Todos os batalhões do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão empenhados e alertas para possíveis demandas em decorrência das chuvas.

Apenas na região do 12° BBM (São Miguel do Oeste), que cobre o Extremo Oeste, foram registradas 137 ocorrências, que envolveram um efetivo de 57 militares.

Forças-Tarefa

Caso a situação se agrave no estado, o CBMSC conta com 14 Forças-Tarefas, que são equipes constituídas de 10 bombeiros militares, com cursos operacionais voltados a busca e resgate em situações extraordinárias. Elas são empregadas quando a capacidade de atendimento local é ultrapassada em virtude de um evento crítico, ou de um desastre de origem tecnológica ou natural. Em SC as FTs existem desde 2011.

O CBMSC segue no apoio às famílias, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outras instituições de Segurança Pública do Estado. Lembrando que em caso de emergência a população deve acionar as equipes através do telefone 193.

Texto e fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search