(29.05.2019) O Canil Central da Polícia Militar de Santa Catarina utilizou, pela primeira vez na história, cães para operação de varredura antibombas. No dia 22 de maio, os cães Maia (Labrador) e Argos (Pastor Alemão) foram utilizados para farejar possíveis artefatos explosivos no palco onde se apresentou o guitarrista americano Slash, em Florianópolis.

 

 

A cadela Maia foi treinada no Canil Central, enquanto Argos pertence ao Canil Setorial do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Criciúma. Os animais vem sendo treinados há aproximadamente um ano e agora estão prontos para atuar em apoio ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) nas ocorrências que envolvam artefatos explosivos. O atendimento desse tipo de ocorrência é de atribuição exclusiva do grupo Cobra do Bope.

O cão é utilizado para identificar se há explosivos e o local exato, saindo da cena na sequência. A equipe do Bope, posteriormente, fica responsável pela remoção e destruição do material. O treinamento e utilização de cães como farejadores de explosivos é inédito na história da PMSC.

 

 

Segundo o subcomandante do Canil Central, 1º tenente Fernando Gruner Prudêncio, “ter um cão farejador de explosivos era uma meta do Canil há alguns anos, principalmente em razão do crescente número de ocorrências envolvendo explosões de caixas eletrônicos em Santa Catarina. Porém, faltava um cão com as características ideais para a missão. Com a chegada da Maia ainda filhote, montamos a estrutura necessária para dar suporte ao adestramento”, finalizou.

O treinamento em Florianópolis foi feito pelo cabo Dakmer, que em pouco mais de um ano apresentou Maia pronta para a atividade. Em paralelo, o soldado Rodrigo do Canil Setorial do 9º BPM também realizou o adestramento do cão Argus que, inclusive, ficou pronto no mesmo período. Para o 1º ten Gruner, “tivemos a honra agora de ter a primeira experiência de varredura antibombas com cães da Polícia Militar de Santa Catarina e a partir de então passamos a ficar a disposição do Bope para apoiar sempre que precisarem nas ocorrências envolvendo artefatos explosivos”, finalizou.

 

Texto e fotos: Polícia Militar de Santa Catarina

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação

Search