(04.05.2019) - A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou no fim da tarde desta sexta-feira, 3, na Capital, a solenidade militar em comemoração aos 184º anos da instituição, que será completado neste domingo, 5. Condecorações, promoções e o lançamento de mais uma operação marcaram a cerimônia, que foi realizada no Centro de Ensino da PM, na Trindade, e reuniu diversas autoridades civis e militares, entre outros convidados.

 

 

De forma inédita, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, interagiu com o subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, no início da formatura, por meio de um telão com transmissão simultânea, que, da mesma forma, deu iniciou à solenidade em São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense.

 

 

Em meio as autoridades presentes, na Capital, destaque para governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, que é egresso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e também para os comandantes-gerais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Durante a cerimônia, ocorreram atos de entrega da Comenda Barriga Verde e também da medalha do Mérito Policial Militar "Coronel Lopes Vieira".
O governador Carlos Moisés foi um dos agraciados com a Comenda Barriga Verde, honraria mais elevada concedida pela instituição, que foi instituída para agraciar pessoas físicas e jurídicas, órgãos públicos e militares estaduais e das Forças Armadas, que contribuem para o engrandecimento da PMSC.

 

 

Já a medalha do Mérito Policial Militar “Coronel Lopes Vieira", é destinada a homenagear e galardoar oficiais e praças da Polícia Militar, militares das Forças Armadas e militares estaduais de outras corporações, nacionais ou estrangeiras, civis ou instituições, que se distinguam, por ato ou trabalho excepcional, no exercício da profissão, em prol da corporação ou da coletividade.

 

 

Em seguida, ocorreu o ato de promoção de policiais da Grande Florianópolis. Na cerimônia desta sexta-feira, na Capital, somente foi realizada a promoção de oficiais. Ao todo, no Estado, foram promovidos 69 oficiais e 35 praças da PMSC.

 

 

Na ocasião, quatro policiais foram promovidos a coronel, posto máximo da corporação.

 

 

“Saúdo, de maneira muito especial, a tropa aqui formada, que representa todo o nosso efetivo e que também repete o mesmo ritual de resgatar e consolidar toda a tradição de uma corporação que se aproxima dos seus 200 anos”, colocou o coronel Araújo Gomes, ao iniciar seu discurso. “Fico muito orgulhoso em ter aqui os comandantes que vieram de outros estados, além das autoridades presentes e dos demais convidados, que se igualam e se juntam a todos nós, em uma integração fundamental, de uma instituição que faz parte da nossa história e que nasceu quando ainda existia imperador”, destaca.

 

Em sua fala, o comandante-geral também reforçou o compromisso da corporação com a segurança dos catarinenses. “A sociedade confia na nossa polícia. As pessoas sabem que o que fazemos. E também têm a certeza de que existimos pra proteger, mesmo com o sacrifício da nossa própria vida”, reforça. “E eu também fico muito orgulhoso em ver que conseguimos reduzir, significativamente, a criminalidade em Santa Catarina”, comemora.

"É um orgulho do Governo do Estado saber que as nossas polícias, Civil e Militar, estão entre as melhores polícias do Brasil", enaltece o governador Carlos Moisés, ao fazer uso da palavra. "Temos vários programas dignos de elogio e tenho a certeza de que estamos no caminho certo", garante. "Aonde quer que eu vá, pelo Brasil afora, escuto elogios pela nossa forma inédita de gestão", revela Moisés, ao falar sobre o grau de eficiência das instituições que compõem o Colegiado Superior de Segurança Pública no Estado.

 

 

Ao fim da cerimônia, o governador, juntamente com o coronel Araújo Gomes, deflagraram a Operação Presentes e Protegendo – De Leste a Oeste, que intensifica o policiamento em regiões específicas do Litoral e da fronteira com a Argentina. Os trabalhos se estendem por toda a noite e encerram na manhã deste sábado, 4.


Confira mais imagens, clicando aqui.

 

Texto: Cabo Rodrigo Costa
Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS e 3º sargento RR Paulo Henrique Santana - CCS/PMSC

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search