(15.03.2019) - A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (14), a cerimônia de formatura da primeira turma de pós-graduandos em sua academia de formação, a Acadepol. Ao todo, foram 39 formandos no curso de Gestão de Segurança Pública e Investigação Criminal Aplicada, que abriu seu primeiro processo seletivo em 2017, com mais de 150 inscritos para as 40 vagas ofertadas.

A Pós-Graduação oferecida pela Acadepol é resultado do credenciamento da  instituição junto ao CED (Conselho Estadual de Educação), o que a permitiu ofertar o curso com certificação Lato Sensu aos policiais civis interessados. A turma de formandos contemplou carreiras de delegados (11 vagas), agentes (15 vagas), escrivães (11 vagas) e psicólogos policiais (três vagas).

ACADEPOL FORMATURA 65

“A formatura de hoje é uma demonstração de como a Polícia Civil catarinense está inovando e servindo ao Estado e à nossa população. A Acadepol firma-se cada vez mais como uma referência de ensino superior qualificada em formar seus policiais”, afirmou o delegado-geral Paulo Norberto Koerich.

ACADEPOL FORMATURA 47

A certificação de um curso completamente vinculado à Acadepol é de grande importância para suprir a constante demanda por aperfeiçoamentos na Segurança Pública de Santa Catarina. Segundo o delegado André Luiz Bermudez, coordenador de Assuntos Pedagógicos da instituição, a existência de um ambiente formado apenas por policiais permite um espaço de discussão essencial para o desenvolvimento especificidades da profissão. "É uma oportunidade não só de consumir, mas também de produzir conhecimento", explica.

ACADEPOL FORMATURA 42

Sobre a Pós-Graduação ofertada pela Acadepol

Localizada em Florianópolis, a Acadepol (Academia da Polícia Civil) conta com um espaço de mais de 100 mil m². O local é equipado com salas de aula, alojamentos, laboratórios de informática, ginásio de esportes e um auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas.

Para além de prezar pela estrutura física, a formação superior da Acadepol preza também pela formação do corpo docente. Os professores da Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública e Investigação Criminal Aplicada são, em sua maioria, mestre e doutores. Ao final do curso, que dura um ano e meio, os alunos devem submeter um artigo para análise da banca.

Segundo o coordenador de Assuntos Pedagógicos da Instituição, a ideia é que seja aberto um novo processo seletivo ainda em 2019, com início das aulas para o segundo semestre.

Texto e fotos: Polícia Civil de Santa Catarina

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.