(06.03.2019) - Entre os dias 01 e 06 de março de 2019, o Estado de Santa Catarina recebeu turistas do Brasil e do exterior que, somados com a população local, foram às ruas, bailes e praias aproveitar o feriado de festa. Como esperado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se preparou para esta demanda do carnaval, mobilizando recursos para atender as ocorrências neste período: cidades como Laguna, Joaçaba, Balneário Camboriú, Florianópolis e outras, fizeram escalas de serviço extras, com apoio de militares que trabalham em seções administrativas, ou ainda com escalas além das diárias do serviço operacional.

 

A operação alegria levou os bombeiros militares as ruas, aonde nestas e em outras cidades foram montados postos de atendimento em locais estratégicos para atender a ocorrências com um menor tempo resposta e proporcionar mais facilidade ao cidadão: “com os postos próximos aos locais de festa, o cidadão que precisava de atendimento primário podia deslocar-se diretamente a nós, o que facilitava muito o trabalho. Assim evitamos diversos deslocamentos de viaturas em meio a multidões, e atendemos a muitas ocorrências de maneira mais rápida.” explica o Comandante-Geral do CBMSC, Cel BM Edupércio Pratts. Dados Estaduais sobre os atendimentos:


Carnaval 2019 - atendimentos a ocorrências entre 01 e 06 de Março de 2019:

Acidentes de Trânsito: 403

Atendimentos Pré-hospitalares: 1946

Incêndios: 183

Salvamentos/buscas/resgates: 170

Ações preventivas diversas: 180

 

Carnaval 2018 - atendimentos a ocorrências entre 09 e 13 de fevereiro 2018:
 

Acidentes de Trânsito: 403

Atendimentos Pré-hospitalares: 1771

Incêndios: 90

Salvamentos/buscas/resgates: 142

Ações preventivas diversas: 147
 

 

 

 

A maior parte dos atendimentos a ocorrências são de atendimentos pré-hospitalares, que envolvem situações como entorses, mal súbitos, traumas, fraturas, cortes, e tantas outras que necessitem do apoio de uma ambulância – ASU (auto socorro de urgência). Um dado curioso é que o número de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito atendidos pelo CBMSC foi rigorosamente o mesmo do ano anterior: 403 casos. Além deste, notou-se o crescimento dos casos envolvendo buscas e resgates, assim como as ações preventivas no período. Contudo, o número de incêndios e princípios de incêndios aumentou – e muito – comparado ao de 2018. O número total dobrou, o que resultou em mais trabalhos para as guarnições operacionais de serviço. O CBMSC atende a incêndios e princípios de incêndio em residências, comércios, indústrias e etc.

 

Operação Veraneio:

A Operação Veraneio segue intensa no Estado nas praias, piscinas, lagoas e açudes, que também são alvo de atenção do CBMSC. No período de carnaval, foi disponibilizado o número máximo de Guarda-vidas em alta temporada, com 1.146 profissionais por dia de trabalho. Além dos Guarda-vidas Civis, diversos equipamentos como quadriciclos, embarcações e motoaquáticas, entre outros, também ficaram à disposição da população e foram utilizados no serviço de salvamento aquático neste período.

 

 


2019:

Salvamentos: 155 
Afogamentos seguidos de morte em área não guarnecida, em água doce: 2
Afogamento seguido de morte em área não guarnecida, em água salgada: 1
Afogamentos seguido de morte em área guarnecida: 0
Lesões causadas por água-viva: 3.584
Crianças perdidas: 130
Ações de prevenção: 363.886


2018:

Salvamentos: 152
Afogamentos seguidos de morte em área não guarnecida, em água doce: 0
Afogamento seguido de morte em área não guarnecida, em água salgada: 0
Afogamentos seguido de morte em área guarnecida: 0
1.993 lesões causadas por água-viva: 1993
250 crianças perdidas: 250
Ações de prevenção: 280.978
 

Assim como em 2018, em 2019 o índice de ausência de óbitos em áreas guarnecidas por postos do Corpo de Bombeiros Militar também foi mantido. A sequência positiva deve-se grande parte ao grande número de ações preventivas, dado que também evoluiu em 2019.

Apenas neste ano, foram promovidas 363.886 atividades voltadas para a prevenção de acidentes e afogamentos em praias e piscinas. Ações preventivas, como a orientação dos Guarda-vidas à banhistas locais e turistas sobre a sinalização de locais perigosos, além do aviso dos profissionais com uso de boias, bandeiras e apitos refletem o saldo positivo da ausência de afogamentos.

 

Prevenção e vistorias
 

Se nas praias o trabalho de prevenções é forte, em festas em locais fechados, também. Antes do carnaval, o CBMSC realizou diversas vistorias em locais de festa como sambódromos, boates, clubes, etc. Esta força-tarefa foi feita para que a segurança nestes locais fosse garantida, em diversos eventos transitórios. Para isto, foi observado se os locais apresentavam os sistemas preventivos necessários, como: saídas de emergência adequadas, quantidade de extintores de incêndios ideal, sinalização de abandono de local, iluminação de emergência, sistema de alarme, e outros relacionados à segurança contra incêndio e pânico – área de atuação exclusiva do CBMSC.

As vistorias surtiram efeito, pois não foi registrado nenhum incêndio em local de concentração de público em ambiente fechado, em toda Santa Catarina. Isto demonstra a importância de ações como esta para a segurança dos foliões.

 

Créditos: 1º Tenente BM Ian Triska – Subchefe do Centro de Comunicação Social - CBMSC
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search