O secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, lançou o livro “Segurança Pública - Sociedade e Sustentabilidade”, uma reunião de artigos sobre o setor, nesta terça-feira (18), no auditório centro administrativo da pasta. Com o governador Eduardo Pinho Moreira, Alceu de Oliveira assinou um convênio com universidades para a adesão à Rede Interativa de Ensino, Pesquisa e Inovação em Segurança Pública (Renasp). “São trabalhos em paralelo, que darão suporte para muitas ações práticas que serão realizadas no futuro”, disse o secretário.

“As temáticas apresentadas são atuais e da mais absoluta relevância para a sociedade brasileira e para as pessoas, trazendo reflexões que podem contribuir com a construção de uma sociedade mais livre, justa, solidária e segura”,  acrescentou Alceu de Oliveira.

Segurança Pública, conforme Alceu de Oliveira, é um fenômeno social complexo, com multicausualidades. E acrescentou ele: “O crime, em si, é um ato que atenta contra o ordenamento jurídico, enquanto a criminalidade representa o aumento desses acontecimentos, decorrentes de fatores como: ambiente social desajustado; formação de grandes conglomerados urbanos sem estrutura adequada; ocupação desordenada do solo; ausência ou ineficiência de política sociais e assistenciais; desagregação familiar; deficiência da estrutura educacional e política; falta de empregos e oportunidades; deficiências do sistema prisional; cooptação pelo crime organizado; falhas nas legislações e na aplicação das leis e sensação de impunidade."

Além do secretário, participaram da organização do material os coroneis PM José Luiz Gonçalves da Silveira e Giovani de Paula.

RENASP

A Renasp foi instituída pelo secretário da Segurança Pública no início deste mês, para promover a articulação e a integração no desenvolvimento de estudos e pesquisas entre academias dos órgão da secretaria, instituições de ensino superior e membro convidados, relacionados à segurança, defesa, justiça e cidadania. Entre seus objetivos, se destaca a produção e a utilização do conhecimento pelos integrantes da pasta, pela comunidade científica e tecnológica, no dia a dia do exercício profissional e acadêmico.

Consta ainda entre outros objetivos: propor normas e diretrizes para o aperfeiçoamento do ensino na segurança pública no âmbito da Renasp; elaborar propostas de projetos de interesse comum para capacitação, desenvolvimento e qualificação do corpo docente, discente e técnico das instituições de ensino e realizar diagnósticos e avaliações sobre competências e habilidades gerais e específicas necessárias para a efetividade e eficácia da atuação em segurança pública em Santa Catarina, comuns às polícias Civil e Militar, Bombeiros e Perícia.

O termo de adesão conta com a participação das academias das polícias Civil e Militar e de Perícia (IGP) e do Centro de Ensino Bombeiro Militar. Além deles, representantes das instituições de ensino públicas (Ufsc e Udesc); comunitárias (Acafe) e particulares (Associação de Mantenedoras Particulares de Edução Superior em SC).

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.