A Operação Veraneio 2018-2019 abrangerá 61 dos 295 municípios catarinenses. Cerca de 9.000 profissionais de segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contarão com cerca de 2.000 viaturas, 7 helicópteros e 3 aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações.

Esta Operação Veraneio será coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, presidido pelo secretário da Segurança Pública. “Além das polícias Civil, Militar, Bombeiros Militar, Polícia Militar Rodoviária, IGP e Detran, também aturarão de forma integrada as secretarias da Defesa Civil; Justiça e Cidadania,; Saúde; Turismo; IMA; Casan; Celesc; Exército; Marinha; Aeronáutica, polícias Federal e Federal Rodoviária, bem como as prefeituras abrangidas, através das guardas municipais”.

Com a expectativa da vinda de 1,5 milhão argentinos, se integrarão à Operação Veraneio policiais e bombeiros daquele país. A participação deles foi viabilizada através de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

Para os 81 dias de operações, as corporações terão forte apoio tecnológico, salientou. “Pela primeira vez, um sistema de inteligência analítica foi adotado pela Secretaria de Segurança Pública. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento.

As autoridades de segurança e o Governador terão acesso on line ao sistema de informações para acompanhamento permanente via tablete e smartfone.

Entre os municípios que serão atendidos pelas forças de segurança neste período, 29 são balneários e 32 com características turísticas como estâncias hidrominerais, e áreas de fronteira.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.