Florianópolis (29.06.2018) - A Operação Esforço Integrado na Fronteira, em Santa Catarina, iniciou às 15 horas desta quarta-feira (28). A ação das forças de segurança do Estado, polícias Federal, Rodoviária Federal e da Argentina, receitas Federal e Estadual, Cidasc, secretarias da Justiça e Cidadania e Defesa Civil, além do IMA e IGP, se estende, na divisa com o RS, de Itapiranga a Mondaí e, com o PR, de Dionísio Cerqueira a São Lourenço d’Oeste, passando por todo o limite com o território argentino. O número do efetivo envolvido não foi informado.

Policiais argentinos estão auxiliado como observadores na conferência de documentos de veículos do país vizinho, assim como os brasileiros fazem o mesmo trabalho naquele país. As informações são do tenente-coronel da PM-SC, Jailson Aurélio Franzen, coordenador do Centro de Comando e Controle Integrado da operação, montado em Dionísio Cerqueira pelo Batalhão de Ajuda Humanitária da PM.

O cento de comando catarinense conta com acesso à Internet e está online com o Centro de Comando e Controle da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília, responsável por toda a operação nos 11 estados. No estado, o comando é do tenente-coronel Alexandre dos Santos Cabral.

O trabalho conjunto tem como objetivo implementar ações de controle da criminalidade e da violência, com foco no tráfico de drogas, contrabando de armas, homicídios, furtos, roubo e receptação de veículos, principalmente.

Veja as fotos

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.