Os secretários da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, abriram o Seminário de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa nesta quarta-feira (28), em São José. O evento que integra o 3º Curso Básico de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa (CIPS), promovido em parceria entre a Diretoria de Inteligência e Informação (DINF-SC) e a Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), departamentos vinculados à Secretaria da Justiça.

Organizações criminosas em Santa Catarina foram os temas das palestras do secretário da Segurança e do comandante da PM, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. Eles também receberam homenagens da Secretaria da Justiça e Cidadania. O diretor de Informação e Inteligência da SSP, delegado Antonio Alexandre Kale, fez uma palestra sobre A análise e o monitoramento das facções criminosas e a Atividade de Inteligência de Segurança pública e sua finalidade voltada ao processo decisório.

Os Sistemas Prisional e Socioeducativo e a atuação de organizações criminosas no estado de Santa Catarina estão entre os pontos a serem debatidos no encontro que é fechado para integrantes da área de segurança. De acordo com o Secretário Leandro Lima, “o evento é resultado das ações integradas existentes atualmente entre poderes institucionais de Santa Catarina, além do investimento em uma estratégia de segurança, com bases científicas, voltada para o aperfeiçoamento de servidores, agentes e técnicos”.

Também participaram do evento o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Luiz Ângelo Moreira, representantes do Ministério Público Estadual (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN); e diretores da SSP e SJC.

3º Curso Básico
Paralelamente ao Seminário de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC-SC) iniciou na segunda-feira, 25, na sede da ACADEJUC, em Florianópolis, o 3º Curso Básico de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa (CIPS).

Com 35 participantes o curso, que será realizado até o dia 6 de julho, tem como objetivo a formação de agentes de inteligência para atuarem no Sistema de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa (SIPS) da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, além de intensificar a parceria com outros estados da federação, trocando informações, dados e conhecimentos, atividade considerada fundamental na área.

O evento, também realizado em parceria entre a Diretoria de Inteligência e Informação (DINF-SC) e a Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC), conta com a participação de servidores públicos de outras instituições de Santa Catarina, e de outros estados, proporcionando novas parcerias e reforçando os vínculos já existentes com a DINF-SC.

Entre as instituições representadas estão a SSP-SC; PC-SC; PM-SC; BM-SC; Guarda Municipal de Florianópolis; Justiça Federal; Ministério Público Federal; Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN); Sistema Penitenciário e Socioeducativo do Tocantins; Sistema Socioeducativo do Distrito Federal; Sistema Socioeducativo do Ceará; e Sistema Penitenciário de São Paulo.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.