O secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, representando o governador Eduardo Moreira, abriu o Seminário Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública na Ufsc, na manhã desta quarta-feira (27). Nos seis primeiros meses da atual gestão, disse o secretário, a redução das taxas de criminalidade já pode ser percebida pela população: a taxa de homicídios caiu 15% e a de roubos 30%, quando comparadas a igual período do ano passado.

- Não conseguimos estes resultados apenas com a intensificação das operações das polícias Civil e Militar, mas também com a participação das secretarias de Assistência Social do Estado e dos municípios, como as de Florianópolis e Joinville, onde se concentram as maiores manchas de criminalidade de SC.

Além dessas ações integradas, a SSP passou a investir pesadamente em inovações tecnológicas, tanto para as áreas operacionais como as de inteligência, nas quais o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 20 milhões, acrescentou Alceu de Oliveira.

“Hoje estamos nos juntando à Udesc, Acafe, Ampesc e a Ufsc para criarmos um sistema de ensino, pesquisa e inovação aplicado à segurança pública", disse Alceu de Oliveira.

A Polícia Militar, conforme o secretário, passou a dispor do PMSC Mobile, a Rede de Vizinhos, baseada em grupos de Whatsapp, e a Rede Catarina de Proteção à Mulher, com visitas periódicas das patrulhas a mulheres que já foram atendidas em ocorrências anteriores e que passaram a contar com um botão de pânico em aplicativo de smartphone. E as câmeras corporais passaram a integrar o uniforme dos nossos policiais.

Os bombeiros militares ganharam o Firecast, um aplicativo móvel com comunicação direta ao sistema e-bombeiros. Seu download pode ser feito em dispositivo móvel com sistema operacional Android e utilizado por qualquer bombeiro que esteja cadastrado no serviço diário do sistema 193. O app proporciona a troca de informações sobre ocorrências entre as guarnições e as centrais de operações.

- Também estamos ampliando o investimento em inteligência artificial e tecnologia da informação voltadas para o setor de inteligência e, em breve, esperamos contar com um sistema de biometria de vozes e um banco de vozes, cujo projeto será apresentado hoje à tarde e que conta com a parceria da Univali.

De acordo com o secretário, foi criada uma comissão na SSP para padronizar o emprego de veículos aéreos não tripulados, os drones, utilizados pelas polícias Civil, Militar, Bombeiro Militar e Secretaria da Justiça e Cidadania. Também estamos montando o observatório de segurança pública, com seu respectivo centro de comando e controle, para potencializarmos o uso da informação e nos anteciparmos às ações criminosas.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.