O secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, representou o governador Eduardo Pinho Moreira na solenidade do Tribunal de Justiça para a instalação da Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis, especializada em crime organizado e contra a administração pública, na tarde desta segunda-feira (25). “Segurança pública não tem receita ou ator principal, mas uma série de atores e um quadro extremamente complexo. Este trabalho integrado, que tem sido demonstrada ultimamente por todos os poderes, certamente tem contribuído para o controle da criminalidade e da violência, cujos resultados já são perceptíveis. Medidas modernas com esta tomada agora pelo TJSC são o caminho seguro para a prevenção ao crime que tanto almejamos”, disse Alceu de Oliveira. Desde o início do ano, o números de homicídios no Estado foi reduzido em 15% e o de roubos, 30% em relação a igual período do ano passado.

 

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, a integração entre os poderes constituídos tem sido fundamental na área de segurança pública. “Esta medida do Tribunal de Justiça, entendo, é colegiada e tem objetivo claro de enfrentamento às organizações criminosas, que dentro do sistema prisional se instalaram e devem ser enfrentadas de forma diferente do enfrentamento ao preso comum.” O secretário salientou que, “no ritmo atual da política penal, em 22 anos teremos cerca de 97 mil presos no Estado. Hoje são 21 mil. Precisamos, de fato, discutir alternativas penais, outras formas de penalidade, porque simplesmente alargar as portas do sistema prisional não resolverá os problemas de segurança pública”.

 

 

“Não tenho a menor dúvida que a instalação desta vara contribuirá significativamente para desequilibrarmos, de forma definitiva, nossa luta contra o crime organizado”, falou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes. A instalação desta vara só foi possível com a participação dos desembargados, dos deputados, do Ministério Público e do Poder Executivo, destacou o presidente do TJ, Rodrigo Colaço. O investimento do TJ será de R$ 600 mil/ano, acrescentou ele. “A nossa visão é de soma e parceria. Temos procurado proximidade com todos os órgãos da Segurança Pública, porque não há como resolvermos esta questão sem a soma de esforços, sem entendimento”, concluiu.

 

Também participaram do evento o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Luiz Ângelo de Assis Lacerda Moreira, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogerio Schietti Cruz.

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search