Representantes da área de inteligência das 27 unidades da federação participam do 42º Curso de Análise de Inteligência - Nível Produção do Conhecimento, organizado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-SC), iniciado nesta segunda-feira (4), em Florianópolis. “O curso tem como objetivo capacitar os servidores para o emprego de técnicas e procedimentos para a produção do conhecimento de forma padronizada e eficiente”, disse Camila Rodrigues Marques, coordenadora de Projetos e Capacitação de Inteligência da Senasp.

O secretário-adjunto da SSP-SC, delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, representando o secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior, salientou que a importância da integração entre os serviços de inteligência das instituições ficou evidente nos dias do movimento nacional dos caminhoneiros. Em Santa Catarina, disse, relatórios integrados permitiram aos gestores reunidos no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Secretaria da Defesa Civil a tomada de decisões que levaram ao encerramento do protesto sem confrontos entre os caminhoneiros e as forças policiais.

A atividade de inteligência “não está restrita a questões que dizem respeito apenas ao Estado, mas também à sociedade, o que inclui a busca de previsões para antever cenários e minimizar situações de conflito que possam colocar em risco o desenvolvimento social e econômico”, completou o delegado Antonio Alexandre Kale, diretor da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP-SC e coordenador do curso. As inovações tecnológicas, principalmente nas últimas duas décadas, acrescentou, exigiram que as estruturas governamentais se adequassem às novas formas de gestão e administração para agir com mais eficiência no que diz respeito à defesa do Estado no enfrentamento da criminalidade.”

Também participaram da abertura do evento o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil de SC, Luiz Ângelo de Assis Lacerda Moreira; o chefe da Agência de Inteligência da Polícia Militar de SC, coronel Adilson Luiz da Silva; o chefe de Inteligência do Bombeiro Militar de SC, tenente-coronel Giovani Matiussi; Marco Aurélio Mafra da Diretoria de Inteligência e Informação da Secretaria de Justiça e Cidadania de SC; o capitão Augusto César da Silva da Diretoria de Informação e Capacitação da SSP-SC; o diretor de Inteligência da PC-SC, Diego Gonçalves de Azevedo.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.