O primeiro trimestre de 2018 exibe expressivas reduções nos índices de criminalidade em Santa Catarina. Assim como os homicídios, latrocínios, roubos e furtos, os registros de feminicídio também diminuíram, apresentando para este crime o melhor resultado desde 2013.


De acordo com o Código Penal, feminicídio é o crime praticado contra a mulher em decorrência de violência doméstica, familiar ou, ainda, menosprezo ou discriminação à condição de mulher (Art. 121, VI, §2°-A).


Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve redução de 27,3% nos casos de feminicídio no estado (11 casos em 2017, contra 8 no primeiro trimestre de 2018).


A análise feita pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da SSP apurou, ainda, a relação da vítima com o autor. Segundo o estudo, 75% das mulheres foram mortas pelo atual companheiro; já as 25% restantes perderam a vida nas mãos de ex-namorados ou ex-companheiros. 


Outro dado pesquisado indicou que metade das vítimas tinham filhos com o autor do crime e 37,5% das vítimas já haviam registrado algum Boletim de Ocorrência por violência doméstica contra o autor.  
A eficiência das investigações também foi destaque nos primeiros três meses do ano, pois todos os feminicídios foram esclarecidos e seus autores devidamente presos, em média, 2 dias após o fato.


Para a Delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), a diminuição dos índices de feminicídio demonstra o comprometimento e a qualidade do trabalho das forças de segurança no enfrentamento da violência contra a mulher, pois o referido crime representa a estatística real da violência, já que não permite a subnotificação. “Continuaremos com o trabalho sério e constante para o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, mantendo ótimos índices de resolutividade, fazendo com que Santa Catarina seja um Estado seguro para as mulheres.”

 

 

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search