Todos índices de violência em Santa Catarina estão em queda desde o início do ano, revelou o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, no seminário Estratégias Integradas de Segurança Pública, promovido pelo Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira, em Florianópolis. O resultado, acrescentou, decorre da estratégia traçada para o setor junto com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior. Em linhas gerais, elas estabeleceram investimentos em tecnologia e inteligência, operações integradas dos órgãos de segurança, interação com outros órgãos públicos, otimização do efetivo, aproximação com a sociedade e monitoramento de resultados.

O secretário salientou que, dos 295 municípios catarinenses, em 211, ou seja, 71,5%, não há registros de homicídios desde o início deste ano. Em 39 deles, 46,4%, apenas uma morte. Alceu de Oliveira disse ainda que o maior número de ocorrências desta natureza tem se concentrado na Grande Florianópolis, nas regiões Norte e Vale do Itajaí.

Entre os investimentos recentes no setor, Alceu de Oliveira, estão os em câmeras de vigilância em áreas públicas. O Estado conta com mais de 2,5 mil delas instaladas e em operação e, em março passado, abriu a possibilidade para a sociedade disponibilizar as suas à Secretaria de Segurança Pública. O material, comentou o secretário, será avaliado por softwares específicos que estão sendo comprados pela pasta. Entre eles, de identificação facial e de voz, de comportamentos dissonantes (discrepantes) com o ambiente onde estão instaladas e de reconhecimento de caracteres de placas de veículos (OCR).

Desde o lançamento do edital, o número de câmeras já disponibilizadas é superior ao dobro das utilizadas pela SSP e a secretaria calcula que, até o final do ano, deverão se aproximar a 10 mil. O documento pode ser obtido no Portal de Compras do Governo do Estado, no seguinte endereço eletrônico: http://www.portaldecompras.sc.gov.br/?lstOrgaos=1601

Também estavam presentes o Secretário Adjunto de Estado da Segurança Pública, Delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, o Diretor de Integração, Coronel Rogério Martins e o Diretor de Inteligência e Informação, Delegado Antonio Alexandre Kale.

CÂMERAS - O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, anunciou um pacote de medidas concretas para enfrentar a onda de criminalidade que atinge a sociedade catarinense. O Judiciário, informou, financiará de início dois projetos de grande alcance social: a instalação de câmeras no fardamento dos policiais militares que realizam trabalho ostensivo, ao custo de R$ 6,4 milhões, e a expansão de um sistema que permite a realização de inquéritos pela polícia civil por meio audiovisual, orçado em R$ 2 milhões. Os recursos serão oriundos das transações penais, penas pecuniárias que substituem a prisão em crimes de menor potencial ofensivo aplicadas pelos juízes nas 111 comarcas do Estado.

Collaço adiantou também que será criada uma Vara do Tribunal do Júri na comarca de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, onde cerca de 600 processos desta natureza aguardam vazão, em investimento estimado em R$ 600 mil/ano. Por fim, garantiu que a atual unidade do crime organizado, em regime de exceção, será transformada em uma vara oficial, com juiz titular e permanente na sua administração. "Entre tantas divergências que costumam marcar esta discussão, creio ser consenso que somente com a união de esforços será possível enfrentar e vencer a crise na segurança pública", comentou o presidente do TJ.

ÍNDICES DE VIOLÊNCIA EM SANTA CATARINA

-12,9%
Apreensão de drogas (kg)
+21,1%

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.