O secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, abriu o Curso de Extensão de Lideranças Comunitárias organizado pela Diretoria de Segurança Cidadã da pasta. O curso tem como objetivo capacitar cidadãos e lideranças comunitárias para atuarem junto aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

 

 

“É absolutamente importante a participação da comunidade na segurança pública. O sistema primário de prevenção é família, casa, escola, igreja, comunidade, empresa. Tudo isso é muito mais importante do que termos legislação penal, polícia, que já são considerados remédios para enfrentar o problema. A gente usa o direito e o processo penal, as forças de segurança e o Poder Judiciária, como costumamos dizer, quando a gente fracassou na família, na comunidade. Isso não é solução, mas um remédio amargo. A grande prevenção está neste trabalho que começa na família, na comunidade, e o empenho gratuito e voluntário dos integrantes dos Consegs é imprescindível para que as futuras gerações tenham outras preocupações que não sejam com a polícia, com o crime organizado, com o tráfico de entorpecentes, de todas essas mazelas que afetam a nossa sociedade”, salientou Alceu de Oliveira.

 

 

De acordo com o secretário, “a vitória de cada membro de Conseg está naquilo que ninguém consegue ver porque não aconteceu”. Uma família feliz, prosseguiu, não chama a atenção. “Temos que comemorar não a apreensão de drogas, armas, mas as pessoas que não precisaram ser presas, a droga que não circulou para ser apreendida, a arma que não estava na rua”, concluiu o secretário.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search