Florianópolis (16/04/2018) - O processo de ensino-aprendisagem foi o tema da palestra do secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, na abertura do IV Encontro Pedagógico de Formação Continuada, promovido pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina, nesta segunda-feira. Uma das questões mais importantes para os professores hoje, conforme o secretário, é a identificação dos alunos. A resposta para a pergunta “quem são os nossos alunos” responderá a questão “o que é ser professor”, resumiu o secretário. 

 

 

Atualmente - conforme Alceu de Oliveira -  os objetivos e as formações dos alunos são muito diferentes de anos atrás e, “de nada adianta eu estar falando em Amplitude Modulada (AM) se eles estiverem sintonizados em Frequência Modulada (FM)”.  Além disso, prosseguiu, “é muito mais difícil ser professor, porque os estudantes de hoje em dia têm “uma série de filtros e vêem as coisas de uma forma diferente das nossas”. Essa diferença de gerações o professor precisa entender, disse o secretário. “Nós, professores, devemos dominar e fazer uso das novas tecnologias, porque nossos alunos fazem esse uso.”

 

 

Ainda nesta segunda-feira, Alceu de Oliveira recepcionou uma comitiva de bombeiros da Alemanha. Ela veio ao Estado para conhecer a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar e analisar as possibilidades de efetivar um convênio para troca de experiências e formação profissional. O Instituto de Bombeiros do Estado de Renânia Norte Westfália é o maior Centro de Formação e Treinamento de Bombeiros daquele país, com capacidade de receber 300 bombeiros ao mesmo tempo. “Uma parceria entre o Instituto e o CBMSC para um intercâmbio profissional seria uma ótima oportunidade para o aprimoramento técnico e profissional do Corpo de Bombeiros Militar catarinense,” analisou o coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, Chefe do Estado Maior-Geral do CBMSC.

 

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search