No lançamento da Associação Internacional de Parlamentares para a Paz, realizado na Assembleia Legislativa, ontem à noite, o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, disse que a redução dos índices de violência no Estado não ocorreram apenas com a ação das forças de segurança pública. “A solução está bem antes. Está na família, na comunidade, na empresa, na sociedade, na igreja, na escola. Está em tudo aquilo que pode formar uma sociedade menos conflituosa e em busca da paz. A responsabilidade para mediar conflitos, portanto, começa dentro de casa e em cada participação social de todos nós.”

De acordo com estatísticas da SSP, Santa Catarina apresentou, neste primeiro trimestre, redução de 19,5% no número de homicídios, comparado ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 227, contra 282 em 2017. As reduções mais significativas de homicídios foram em Florianópolis 33 (50 em 2017); Joinville, 25 (38); Chapecó, 6 (11); e Blumenau 11 (15 em 2017). Em 75,4% dos casos, os autores dos homicídios tinham passagem policial e, entre as vítimas, 69,2% tinham passagem policial. Dos 295 municípios catarinenses, em 74,9% não houve homicídios.

Além de representar o vice-governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, no evento, o secretário também recebeu a comenda de “Embaixador da Paz”. Este foi o terceiro encontro de embaixadores da paz organizado em Florianópolis.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.