O secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e integrantes do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), avaliaram, nesta semana, no Centro Administrativo da secretaria, alternativas para ampliação do número de conselhos municipais, que hoje conta com 44 ativos. Os municípios são importantes por agirem localmente e criarem políticas pública adequadas às suas realidades, salientou o secretário. Além disso, é preciso levar em consideração, acrescentou um dos fundadores do Conen, o conselheiro Jairo Brincas, “o jovem nasce, namora, frequenta escola e igreja no município, mas também encontra o traficante no local. Por isso é importante fazermos a prevenção no município.”

 

Brincas lembrou que o Conen surgiu a partir da instalação do conselho federal. “Em novembro 1982, foi criado o Conselho Estadual de Entorpecentes. Em 1990, numa troca de experiências com os Estados Unidos, conheci o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) americano e tive a ideia de implantá-lo em Santa Catarina.” Nestes 20 anos, de acordo com o conselheiro, mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes capacitados pelo programa.

 

 

Em mais de 30 anos, disse Brincas, “tivemos altos e baixos porque há momentos em que tudo é mais fácil, outros não. Felizmente, fomos muito bem recebidos pelo secretário, que abriu as portas para nós. Isso nos trás muita alegria porque o jovem precisa dizer não às drogas não por medo de ser preso, mas por ter um projeto de vida e porque avaliou os malefícios causados pela droga.”

 

O Conen é vinculado à SSP e constituído por 22 membros titulares, representantes de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Ele tem como objetivo deliberar, normatizar e executar a política estadual de prevenção, fiscalização, recuperação e repressão de entorpecentes, em consonância com as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Mais informações sobre o Conen podem ser obtidas em http://portal.ssp.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=200&Itemid=162 ; sobre o Proerd, em http://www.pm.sc.gov.br/cidadao/proerd.html

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search