Florianópolis (26.03.2018) - Na última quinta-feira, dia 22 de março de 2018, aconteceu na sede da AMUNESC (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) a solenidade de encerramento dos três cursos de Polícia Comunitária realizados pela Diretoria de Segurança Cidadã (DISC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville.

Do dia 15 ao dia 22 deste mês, foram realizados simultaneamente e em turnos distintos os Cursos de Extensão de Lideranças Comunitárias, de Qualificação de Membros Natos e de Capacitação Comunitária para a Guarda Municipal de Joinville.

O Curso de Lideranças Comunitárias capacitou 66 lideranças representativas para a atuação junto aos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) e para a identificação, análise e resolução de problemas de segurança pública, juntamente com os órgãos de segurança.

O de Membros Natos capacitou 33 policiais militares e cinco policiais civis para a atuação junto aos CONSEGs e sobre a filosofia de Polícia Comunitária.

Já o da Guarda Municipal formou 40 guardas municipais para atuarem também imantados por essa filosofia, agindo com foco na proximidade, na prevenção e na atuação em ambientes escolares.

A solenidade foi bastante prestigiada pela comunidade, lotando o auditório da AMUNESC, e contou com a presença das seguintes autoridades: Delegada Vanessa de Oliveira, Diretora de Segurança Cidadã da Secretaria de Estado da Segurança Pública; Senhor Nelson Coelho, Vice-Prefeito Municipal de Joinville; Coronel Dirceu Neundorf, Comandante da 5ª Região de Polícia Militar; Delegada Tânia Harada, titular da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil; Coronel Márcio Ferreira, membro da Comissão Estadual Coordenadora dos CONSEGs; Tenente-Coronel Jofrey Santos da Silva, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM); Tenente-Coronel Luís André Pena Viana de Oliveira, Comandante do 17º BPM; 1º Tenente Ruy Florêncio Teixeira Junior, Gerente de Ações Institucionais da DISC; Senhor Atanir Soares Antunes, Gerente da Guarda Municipal de Joinville; e Senhor Eugênio Pacelli Costa, Presidente da Comissão de Direito Militar a OAB Joinville.

Todas as autoridades que fizeram uso da palavra ressaltaram em seus discursos a importância daquele momento, enaltecendo a interação positiva entre todas as forças integrantes do sistema da segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal), bem como parabenizaram a disposição e solicitude das lideranças comunitárias, por investirem seu tempo de forma voluntária em prol da melhoria da segurança e do bem comum

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.