Florianópolis (06.12.2017) - Secretaria de Estado da Segurança Pública inaugurou na tarde desta terça-feira, 5, a Base Náutica do Corpo de Bombeiros Militar em Balneário Camboriú.  A obra foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal. O Estado investiu com efetivo e estrutura enquanto o município entrou com recurso financeiro, através do Fundo Municipal fde Prevenções contra Sinistros. A Base Náutica do Corpo de Bombeiros Militar foi construída em uma área de 368 m² com recursos na ordem de R$ 600 mil.

A Base Náutica do Corpo de Bombeiros Militar apresenta uma série de características, dentre elas estão o posicionamento operacional em local estratégico, garantindo facilidade na saída para o mar e possibilitando maior agilidade ao atendimento de ocorrências, concentração das embarcações e materiais para salvamento em condição de pronto emprego, garantindo o serviço de resgate náutico durante 24h por dia no período da Operação Veraneio.   Espaço físico destinado para uma sala de aula estruturada que possibilitará a formação dos Guarda-Vidas Civis de Balneário Camboriú; espaço físico destinado para uma sala que irá abrigar o projeto de monitoramento por câmeras nas praias de Balneário Camboriú, ampliando a visão dos bombeiros militares e proporcionando o incremento de ações preventivas. O referido projeto encontra-se em fase de estudos, onde empresas parceiras do Corpo de Bombeiros Militar estão desenvolvendo uma tecnologia que atenda às necessidades financeiras e operacionais do Bombeiro Militar.

Segundo o Secretário César Augusto Grubba, uma obra com esse padrão de construção e estrutura funcional, impacta diretamente na motivação dos profissionais que nela atuam, “ampliando naturalmente a concentração, eficiência e a produtividade dos profissionais que irão na unidade”, disse.

Ainda de acordo com o Secretário, essa é uma obra que vem ao encontro da vocação do nosso Estado: O Turismo. No ano passado, Santa Catarina teve 52 cidades incluídas no Mapa de Turismo divulgado pelo Ministério do Turismo, segundo o governo federal. O mapeamento identifica cidades que investem no setor e orienta políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. “Ao todo, nosso estado tem 184 municípios na listagem divulgada, destes Balneário Camboriú está entre os 03 com classificação máxima”, reforçou Grubba. O Secretário também agardeceu a parceria com a Prefeitura Municipal de Baçneário Camboriú, que auxiliou de forma decisiva com os recursos para a construção desta unidade.

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.