Florianópolis (06.12.2017 ) - Ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Jaraguá do Sul, a solenidade de assunção da 12ª Região de Polícia Militar (RPM). A cerimônia foi prestigiada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, e por autoridades de toda a região.

A criação da RPM se deu pelo Decreto nº 1.386, de 29 de novembro de 2017, e abrange as circunscrições do 14º BPM, Jaraguá do Sul, e do 23º BPM, São Bento do Sul. Pelo Ato de Polícia Militar nº 1405/2017, o comando da RPM ficou sob a responsabilidade do coronel Amarildo de Assis Alves, que estava exercendo suas funções no comando da 5ª RPM, em Joinville. “O Coronel Amarildo Assis Alves, chega ao Comando da 12ª RPM com o lastro de uma carreira bem sucedida, de perfil técnico e operacional”, destacou Grubba.

De acordo com o Secretário, “a proposta de criação da 12ª RPM ganhou força e fundamentação através da necessidade institucional da Polícia Militar no de promover a adequação estratégica da articulação territorial das estruturas organizacionais e atender um importante pleito da sociedade civil e comunidade empresarial da região do Vale do Itapocu”.

Caberá à RPM exercer o controle e a fiscalização sobre as unidades operacionais subordinadas, particularmente no que se refere à instrução e doutrina, constituindo escalão intermediário de comando entre as unidades operacionais e o comando-geral, exceto para os assuntos administrativos de rotina.

A 12° RPM  terá sob sua responsabilidade as unidades militares das cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Rio Negrinho, Schroeder, cujas populações somadas pela estimativa atualizada do IBGE ultrapassam 390 mil habitantes.

O comandante-geral, ao fazer uso da palavra, parabenizou o coronel Amarildo pela assunção ao comando, enfatizando que a criação da RPM é vital para o posicionamento estratégico da gestão da Polícia Militar na região.

Durante a solenidade também foram entregues materiais para a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam), como jaquetas, cotoveleiras, capacetes etc, adquiridos pelo Convênio de Trânsito, e a entrega de uma viatura VW Fusca, doado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, sendo ele restaurado com as características das viaturas na década de 1970.

Também foram entregues ao 14º BPM uma viatura Renault Duster e duas motocicletas XLR 300, adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública.

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.