Florianópolis (04.12.2017) – O governo do estado Santa Catarina assinou nesta segunda-feira, 4, acordo de cooperação com a Província de Misiones, Argentina, que prevê, dentre outros objetivos, a disponibilidade de policiais daquela Província para apoiar a Operação Veraneio em Santa Catarina. Eles atuarão como policial observador e elemento de ligação para auxiliar nas ocorrências envolvendo turistas argentinos. A expectativa é de que os policiais argentinos fiquem sediados em Florianópolis e Balneário Camboriú.

 

 

A assinatura do documento aconteceu na Casa D’Agronômica com a participação do Governador Raimundo Colombo; Governador de Misiones, Hugo Mário Massalacqua, e o Ministro de Governo, Marcelo Gabriel Perez, além do corpo Consular da Argentina em Santa Catarina e autoridades catarinenses.

 

 

De acordo com o Secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, “a formalização desta parceria, é fruto do trabalho incansável do Consulado da Argentina, das autoridades da Província de Misiones e das autoridades do Governo de Santa Catarina através das Secretarias de Planejamento, Articulação Internacional e Segurança Pública”.

 

 

Além de disponibilizar policiais argentinos o acordo também garante integração e cooperação entre as instituições policiais de ambos os lados da fronteira; fiscalização policial na faixa de fronteira e litoral; compartilhamento de informações, como por exemplo, pessoas procuradas ou desaparecidas e veículos furtados ou roubados e intercâmbio entre profissionais da Segurança Pública de ambos os países em treinamentos ou cursos.

 

 

Visita protocolar

 

Pela manhã a comitiva fez uma visita protocolar ao Secretário César Augusto Grubba. No encontro o Ministro, que estava acompanhado do Chefe da Polícia de Misiones, Comissário Geral Manuel Cespedes, agradeceu pela hospitalidade e elogiou a iniciativa em estreitar ainda mais as relações entre o estado de Santa Catarina e a Província de Misiones. Também participaram do encontro o Cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Coppa, e o vice-Cônsul, Octávio Latroce.

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search