Foto: Diário Catarinense

Florianópolis (07.11.2017) - É com extremo pesar que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) comunica ao falecimento da Delegada de Polícia Lúcia Maria Stefanovick, ocorrida nesta terça-feira, 7 de Novembro. Dra. Lúcia faleceu no Hospital Baia Sul, onde estava internada por causa de um AVC. A delegada atuava na 5ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro da Trindade.  Ela completaria 70 anos no próximo dia 8 de dezembro.

Dra Lúcia foi pioneira quando o assunto é Segurança Pública, tendo sido a primeira Delegada de Polícia do país, primeira mulher a ocupar a Chefia da Polícia Civil e primeira mulher a exercer o cargo de Secretária de Estado da Segurança Pública.

Lúcia Maria Stefanovick era natural de Lauro Müller, e chegou a Florianópolis em 1960. Ingressou na Polícia Civil, por concurso Público,  em 28 de Setembro 1972, data da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial.  Foi Delegada Regional de Rio do Sul e atuou na comarca de Ibirama. Exerceu diversos cargos na estrutura da Segurança Pública. Em 1987, criou a 6ª Delegacia de Polícia de da Mulher e do Menor, hoje 6ª DPCAMI – Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

Exerceu de 1990 a 1991 o cargo de Superintendente da Polícia Civil. Em 1995 foi a escolhida pelo então Governador Paulo Afonso Vieira para ocupar o cargo de Secretária de Estado da Segurança Pública.

O Secretário César Augusto Grubba lamentou o falecimento da Dra. Lúcia e disse que ela deve servir de exemplo para as novas gerações. “Mulher de pulso firme mas com um coração generoso. Exerceu os cargos com serenidade e paixão pelo trabalho na Polícia Civil. Rogamos a Deus que em sua misericórdia o receba e conforte aos familiares e amigos”, destacou o Secretário.

O velório começou às 9 horas desta terça-feira e o sepultamento está previsto para às 18 horas, no Cemitério Jardim da Paz.

Governador decreta luto oficial

O governador Raimundo Colombo lamentou a morte da delegada de Polícia Lúcia Maria Stefanovich, na madrugada desta terça-feira,7, depois de um longo período de internação em Florianópolis. O Governo do Estado decretou luto oficial de um dia em todo território catarinense.

Colombo destacou que Lúcia Stefanovich foi pioneira no Brasil como a primeira mulher delegada de polícia e também como secretária de Segurança Pública.

"A delegada Lúcia Stefanovich foi exemplar na sua atuação de mais de 40 anos na área policial e, mesmo aposentada, seguia atuando na 5° Delegacia de Polícia de Florianópolis", ressaltou o governador.

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.