Florianópolis (10.10.2017) - Em audiência na manhã desta terça-feira (10) o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, confirmou a transformação da 2ª Companhia do 11° Batalhão da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira em Guarnição Especial de Fronteira. O assunto era motivo de reuniões desde julho passado quando as autoridades começaram a apresentar a proposta para a SSP e Comando Geral da Polícia Militar.

Na exposição de motivos entregue ao secretário o Coronel PM Dirceu Neundorf, Comandante da 9ª Região Policial Militar/Fronteira, disse que o objetivo é de dar maior autonomia e “agilizar os processos relativos à preservação da segurança pública na área de Fronteira e Divisa”.

O militar também cita as operações e atividades policiais militares realizadas de forma diuturna, “e das mais variadas formas observa-se que falta uma estrutura que seja dirigida, e com força de atuação direta na região de fronteira, em função do investimento realizado pela Estratégia Nacional de Fronteira – Enafron”

Recursos -   De acordo com o secretário Grubba os recursos para a construção da nova sede da Guarnição Especial de Fronteira -  na ordem de R$ 1,2 milhão  - foram  assegurados pelo Pacto da Segurança. Trata-se de uma obra de 750 metros quadrados, em dois pavimentos, cujas obras iniciam no segundo trimestre de 2018. O terreno para a construção foi doado pela prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira.

O secretário também reforça a tese de que uma Guarnição Especial em área de fronteira é mais uma ferramenta para um efetivo combate aos crimes transnacionais. “A região de fronteira é um corredor de contrabando e descaminho, e uma estrutura oficial terá como o objetivo atacar essas organizações criminosas e frear a entrada de armas e drogas”.

Participaram da reunião o Comandante Geral da PM, Coronel Paulo Henrique Hemm; Sub Comandante Geral carlos Alberto Araújo Gomes: Secretário Executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; Gerente de Obras da SSP, Coronel Dirceu Antônio Oldra; Diretor de Integração da SSP, Coronel PM Rogério Martins; Coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Norberto Hart; Prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto; Prefeito de Riqueza, Edilson Volksweis e oficiais da 9ª Região Policial Militar.

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.