Florianópolis (27.09.2017) – Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba determinou rigor na apuração e identificação dos autores de atos racistas e de intolerância religiosa ocorridos essa semana em Blumenau. Na madrugada da última segunda-feira, dia 25, a cidade foi surpreendida com a fixação de cartazes racistas, fascistas e de intolerância com os dizeres “negro, comunista, antifa, macumbeiro. Estamos de olho em você”. Um dos cartazes foi colado na porta de casa e em um poste da rua onde mora o advogado blumenauense Marco Antônio André, integrante do movimento negro da cidade.

 

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira 27, durante audiência do secretário com representantes do movimento negro em Santa Catarina. Na ocasião, o coordenador do Movimento de Consciência Negra de Blumenau Cisne Negro, Lenilson Silva, entregou ofício pedindo rápida investigação e identificação dos autores do crime. “Essa situação exige das autoridades uma resposta à altura, pois coloca em risco a integridade física e emocional/moral dos cidadãos negros de Blumenau”, disse Lenislon.

 

 

O delegado adjunto da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, informou que as investigações já começaram e serão coordenadas pelo delegado Egídio Ferrari, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) e Blumenau, onde a queixa foi registrada.

 

O secretário César Augusto Grubba também determinou que a equipe de videomonitoramento da SSP faça uma busca minuciosa nas imagens captadas pelas câmeras instaladas nos locais onde os cartazes foram colados. “É lamentável que isso ocorra em Santa Catarina em pleno século XXI. Vamos investigar até chegar aos autores desta insanidade”, disse Grubba.

 

 

Participaram da reunião o Delegado Geral Adjunto, Marcos Ghizoni; Carlos Silva da Silva, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro da Furb; Maria Luci Bittencourt, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, núcleo Blumenau; Celso Marloch, Presidenete do Conseg bairro Garcia; Daniela Félix, Rede Nacional de Advogados Particulares; Eniko Liz Ferreira, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Blumenau; Paulino Cardoso, da UDESC; Deputada Estadual Ana Paula Lima,  e Evanir Farais e Fabiana Vieira, do Conselho Estadual da População Afrodescendente.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search