Florianópolis (19.09.2017) – Cinco policiais militares participam em Porto Alegre (RS) do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, desenvolvido em parceria com a Polícia Nacional do Japão. A capacitação conta com a participação de 240 integrantes das Polícias Militares de 25 estados e do Distrito Federal. O projeto é da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP).

 

O curso irá preparar os participantes para ensinar disciplinas no contexto da Polícia Comunitária em suas instituições, e para conduzir projetos capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. As aulas oferecem uma proposta inovadora capaz de desenvolver aptidões comportamentais e cognitivas na adoção da filosofia e no gerenciamento da segurança pública.

 

O curso tem duração de 400 horas/aulas. Nesta semana, serão capacitados 120 profissionais, até a quinta-feira (21). De 25 a 28 de setembro, serão realizadas mais três edições do curso, nas mesmas três capitais, com outros 120 participantes. Estas são as fases presenciais do treinamento, que inclui também disciplinas a distância.

 

A grade curricular do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária é composta, no módulo a distância, pelas disciplinas Sistema e Gestão em Segurança Pública, Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial, Mediação de Conflitos, Policiamento Orientado para o Problema, Polícia Comunitária e Mediação Comunitária.

 

No módulo presencial, os participantes terão aulas de Filosofia de Polícia Comunitária - O Modelo Japonês de Polícia Comunitária – Sistema Koban; Operacionalidade do Policiamento Comunitário – Aplicação do Sistema Koban no Brasil e adaptações, Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico, Experiências Práticas do Policiamento Comunitário no Brasil; e Polícia Comunitária Aplicada - Visitas Técnicas aos Núcleos, às Bases Fixas, Móveis ou Distritais.

 

Além de Santa Catarina participam do curso policiais militares de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, enviaram participantes os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins, e do Distrito Federal.

 

Representando Santa Catarina estão os policiais militares Valdir Cristóvão de Oliveira Junior, Maurício Abílio dos Santos, Altair Lisot, Carlos Alberto Mafra Júnior e Cláudio Boing

 

Parceria com o Japão

 

A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica na área de Polícia Comunitária – Sistema Koban, firmado entre o Japão e o Brasil, com a finalidade de desenvolver políticas de gestão e multiplicação de cursos de capacitação no Brasil e no país asiático. A capacitação é desenvolvida através de uma parceria entre a Senasp/MJSP, Agência de Polícia Nacional Japonesa, Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Militar de Minas Gerais e Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search