Florianópolis (31.07.2017) - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, assinou um convênio, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que vai permitir a manutenção de 308 câmeras de videomonitoramento.  A assinatura aconteceu durante o lançamento do programa “Floripa Segura”, que engloba diversas ações voltadas à prevenção da violência e à melhoria da segurança em todas as regiões do município.

O evento contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira; do Secretário Adjunto da Segurança Pública, Delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz; Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Verdi Furlanetto,e autoridades.

O vice-governador destacou a importância desta ação conjunta. “Um exercício diário é manter os catarinenses em segurança e afastados da violência. Para isso, o Governo do Estado é parceiro do município de Florianópolis, que efetiva ações para cuidar de cada cidadão”, enfatizou Moreira.

Após a apresentação do programa, o prefeito Gean Loureiro ressaltou a necessidade de atuar em conjunto com a comunidade. “A demanda por mais segurança vem de toda sociedade, por isso, nosso objetivo é estar em todas as regiões e fazer com que as pessoas sintam-se seguras e abraçadas pelo poder público”, acrescentou.

As câmeras serão espelhadas na Central de Controle de Operações, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas. Segundo o secretário adjunto da Segurança Pública, Delegado de Polícia Civil Aldo Pinheiro D’Ávila, os reflexos da ação de hoje serão sentidos em curto espaço de tempo, pois os problemas comuns que geram a descontinuidade do serviço, como vandalismo e acidentes terão um tempo de resposta menor e com a rápida recomposição dos equipamentos. “As imagens do sistema permitem uma ação policial imediata e mais, permitem a identificação de suspeitos e a forma como o crime foi praticado, diminuindo um dos maiores fatores que levam a prática criminosa que é a sensação de impunidade”, concluiu D’Ávila.

A iniciativa envolve o fortalecimento da polícia comunitária e cidadã; a atuação dos guardas municipais do administrativo para o operacional e o convênio de videomonitoramento com a Secretaria Estadual de Segurança, que vai permitir a manutenção de mais de 300 câmeras que serão espelhadas na Central de Controle de Operações, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas. A prefeitura vai repassar cerca de R$ 60 mil por mês para o Estado para fazer manutenção das câmeras.

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública do município, Maryanne Mattos, projetos como a Ronda Escolar nas escolas e creches municipais, Rota Segura no Centro Histórico e Ronda Bike no trajeto entre continente e centro, por exemplo, previnem ocorrências, garantem maior segurança e aproximam os guardas municipais das pessoas. “Ao intensificar a presença dos agentes em espaços públicos e bairros cria-se uma integração entre as forças de segurança pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre as duas partes”, completa.

Na ocasião também ocorrerá a posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, visando elaborar o Plano Municipal de Segurança, e será prorrogado por mais dois anos o prazo do concurso realizado em 2015 para nomeação de novos agentes municipais.

2017 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.