O presidente do Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, delegado-geral Paulo Norberto Koerich, editou portaria na tarde desta quarta-feira (18) que estabelece medidas complementares ao decreto governamental publicado na terça para conter o avanço da pandemia de coronavírus em Santa Catarina.
Entre as medidas estão o cancelamento de todas as agendas que previam reuniões ou viagens e a suspensão de cerimônias, treinamentos, cursos e/ou capacitações em todos os órgãos do colegiado. Como o serviço de Segurança Pública é um serviço essencial, confira como cada instituição está trabalhando.

Confira as mudanças nas instituições:

Polícia Militar de Santa Catarina: colocou todo seu efetivo nas ruas. Em todo o Estado, as equipes estão mobilizadas para fiscalizar o cumprimento do decreto que prevê, entre outras medidas, o fechamento do comércio, dos shoppings e dos restaurantes e está orientando  cidadãos, clientes e comerciantes sobre as normas as serem seguidas.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: suspensos o atendimento presencial ao público externo e vistorias, as quais devem ser realizadas apenas em situações de grave risco. Um pedido que o CBMSC faz à população é que não ligue para o número 193 para casos de sintomas relacionados ao coronavírus, como vem ocorrendo, mas sim, ligue para o 136.

Polícia Civil de Santa Catarina: suspendeu a realização de audiências, oitivas, depoimentos e coleta de informações já agendadas.  A Polícia Civil também orienta a população a fazer Boletim de Ocorrência online e evite buscar atendimento presencial em Delegacias de Polícia. Nesta quarta-feira (18) foi editada instrução normativa, da Gerência de Fiscalização de Jogos, Diversões e Produtos Controlados,  que estabelece aos delegados regionais de polícia a atuação direta junto às Delegacias de Comarca subordinadas e Delegacias Municipais para promover ações operacionais ostensivas e diárias para fazer valer as restrições.

Se for o caso, os policiais civis devem determinar o fechamento de estabelecimentos cujas atividades não sejam de serviços essenciais, conforme o decreto 515/2020. Em caso de relutância, o estabelecimento ou evento deve ser imediatamente interditado e os responsáveis identificados para as sanções criminais cabíveis. Os delegados regionais também devem encaminhar relatório sobre o panorama da região.

Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC): Suspendeu o atendimento presencial à população para emissão da Carteira de Identidade. No Instituto Médico-Legal, serão postergadas as perícias na medida do possível, além disso, os exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais com aglomeração de pessoas foram suspensos.

Para atualização de informações sobre o coronavírus, fi¬que atento aos canais oficiais do Governo de Santa Catarina e ao site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Texto: Ascom/SSP

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH