(14.02.2020) A Polícia Militar Ambiental comemora neste ano 30 anos de uma história repleta de idealismo, perseverança e alto comprometimento com as suas funções. Mas a ideia de criação de um segmento destinado a preservação ambiental remonta os tempos do Brasil Colônia, quando se discutia os interesses conflitantes em torno da exploração de nossas florestas. Prova disso foi a edição de um regimento no ano de 1677, que determinava que as matas fossem vigiadas para evitar a falta de madeira, em especial a utilizada para a construção de navios.

A sede do Comando de Policiamento Ambiental de Santa Catarina está instalada em uma área ambiental, no Bairro Abraão, em Florianópolis, onde no passado houve uma grande exploração de pedra. Da jazida, restou um imenso paredão e um terreno, que por muito tempo ficou abandonado. Pela sua localização, mesmo tendo sido transformado em Parque Municipal, não oferecia segurança suficiente, de forma que não era devidamente utilizada, até 2016, quando foi cedida para a Polícia Militar Ambiental.

 

 

A PMA é comandada pelo Coronel Marcelo Pontes, com 31 anos dedicados a Polícia Militar, período em que passou pelo 4º. BPM, Companhia da Guarda, Casa Militar, Polícia Militar Rodoviária durante 15 anos e Comando da 1ª.RPM. A instituição possui dois batalhões. O primeiro Batalhão que atua no litoral e no Vale do Itajaí e o segundo batalhão, com abrangência na Serra, Planalto e Oeste Catarinense.

Além de suas atribuições na fiscalização e proteção do meio ambiente, que inclui os cuidados com a flora, combatendo os desmatamentos, a fauna e a proteção da vida marinha. A Polícia Ambiental também desenvolve projetos de educacionais voltados para o meio ambiente para escolares. São os cursos de Protetor Ambiental, voltado para crianças de 10 a 14 anos e o Projeto Protetor Puma, com crianças de 7 a 10 anos.

A PMA também atua em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), nas atividades do Centro de Tratamento de Animais Silvestres, que funciona no Rio Vermelho em Florianópolis. Durante a temporada de veraneio também realiza um trabalho de fiscalização em unidades de preservação no mar, da mesma forma como atua para coibir com a poluição de rios, na mineração de areia e durante a piracema.

 

Texto e fotos
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 36658183 48 36658393

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search