(14.02.2020) Com a ponta do dedo será possível identificar uma pessoa que foi presa sem documentos, um cidadão que chega desacordado a um hospital, um beneficiário que vai fazer seu saque do INSS ou retirar os remédios na farmácia do governo. Essas são apenas algumas das possibilidades de segurança que a biometria única traria ao Estado.

O Projeto criado pelo Instituto Geral de Perícias foi apresentado na manhã deste sexta-feira (14), para todas as secretarias que podem fazer uso desta ferramenta. Entre os presentes estava o Comandante da PMSC, Coronel Araújo Gomes Júnior; Delegada Geral Adjunta da PC, Ester Coelho; Amanda Franciele de Lima, Diretora de Integridade e Governança; Naiara Czarnobai Augusto, Secretária Executiva de Integridade e Governança; além de representantes do Ministério Público (MP), Secretaria de Administração Prisional (SAP), Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) do MPSC, Centro de Apoio Operacional de Informações Técnicas e Pesquisas (CAT) e Detran. 

 

 

Hoje o cidadão é cadastrado, em um só Estado, em diferentes bancos de dado. No cadastro civil, por exemplo, há um registro no sistema dos cartórios, outro no Instituto de Identificação, assim como é feito para a carteira de motorista, CPF e título de eleitor. Cada um cadastrado em um sistema diferente, o que encarece a solicitação de documentos para o cidadão e aumenta a chance de fraude.

 

O Instituto Geral de Perícias propõe unificar e tornar o banco de dados do IGP o centro da busca das consultas dos órgãos, incluindo também empresas privadas que firmarem convênio com o poder público. Fazendo deste, um programa que beneficiaria não só a Segurança Pública, mas o Estado como um todo. O Projeto de Biometria única será apresentado ao Colegiado de Governo do Estado nos próximos dias.

 

Texto
Assessoria de Comunicação
Instituto Geral de Perícias
Foto: Divulgação/SSP

 
 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search