(07.02.2020) O sonho de infância da enfermeira Luciane de voar em um avião ou helicóptero passava distante da realidade naquela tarde do dia 20 de janeiro de 2010. Mas nem por isso deixou de fazer história. Luciane Steinbach, com então 32 anos, ficou registrada como a primeira pessoa a ser resgatada pelo Arcanjo 1, o helicóptero que inaugurava uma nova era no serviço de salvamento do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Luciane trafegava com seu carro pela BR 282, em Águas Mornas, quando colidiu de frente com um caminhão. “No final os dois foram culpados, revela. O caminhão estava na contramão e Luciana resolveu tomar a pista contrária, pois a poucos metros deveria acessar uma via lateral. O outro veículo retornou para a pista da direita batendo de frente”.

O acidente aconteceu próximo do local onde ela residia e chamou a atenção de seus familiares. A moça ficou presa às ferragens e o primeiro a chegar ao local foi o seu tio. Logo os pais foram alertados e os bombeiros, juntamente com o Samu, já estavam a caminho. Os resgatistas tiveram muito trabalho para retirar o seu corpo do veículo.

Havia suspeita de hemorragia interna. Ela estava consciente e sendo amparada por um médico do Samu e pelo pai, que mal conseguia segurar em seus dedos. Luciane conta que sentia muitas dores quando foi colocada na maca. O helicóptero Arcanjo já estava no local e seu transporte para o Hospital Regional de São José foi rápido e tranquilo. Ela conta que só relaxou de verdade quando recebeu os primeiros atendimentos e em seguida encaminhada para a sala de cirurgia.

Foto: CBMSC Divulgação

Foram alguns procedimentos e posterior correção. Mas tirando pequenas cicatrizes, não houve sequelas. Hoje Luciane é formada nos cursos de Auxiliar de Enfermagem, posteriormente em Enfermagem e pós-graduada em Gestão de Saúde. Ela é Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento de Palhoça, coincidentemente ou não, às margens da BR 282.  Ela conta que se coloca no lugar das pessoas que chegam a UPA com os mais variados problemas, “O fato de um dia eu ter precisado de socorro naquelas condições, conta muito”.

Três meses após o seu acidente, a enfermeira foi ao encontro de seus heróis, durante uma solenidade no Grupo de Busca e Salvamento, o GBS. Ela recebeu o abraço de toda a tripulação e conversou longamente com o piloto do Arcanjo, Major Edmilson Lopes e o co-piloto Capitão Kemper. Foi um momento de agradecimento e de muita satisfação para a guarnição, que conforme comentou o major Lopes, “raramente nós temos notícias das vítimas de acidentes que atendemos. Só quando nos procuram para agradecer”.

O Co-piloto da aeronave, naquele 20 de janeiro de 2010, era o Coronel Giovanni Fernando Kemper, que atualmente está na reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar. Presente na solenidade de aniversário do BOA, o Coronel lembrou da primeira intervenção do Arcanjo I. Ele mencionou que a grande preocupação de toda a tripulação foi o fato de o médico do Samu suspeitar de uma possível hemorragia interna.

A tripulação, segundo o Coronel, era composta pelo Piloto, o então Major Lopes, o co-piloto o então Capitão Kemper, o Médico dr. Sauli, o enfermeiro André e o tripulante Aurélio. Três meses depois, todos participaram de uma solenidade no Grupo de Busca e Salvamento. Oportunidade em que a enfermeira Luciane esteve presente, acompanhada de seus familiares, quando manifestaram profundo agradecimento pelo trabalho realizado pela equipe do BOA.

O coronel se refere a este atendimento como memorável, pois entende que “dalí começou todo o processo de estruturação do Batalhão de Operações Aéreas”. O coronel Kemper ingressou no Corpo de Bombeiros em 1996, indo para a reserva remunerada no dia 2 de dezembro de 2019. Atualmente continua o seu trabalho na diretoria estadual do Samu, que atua de forma integrada com o BOA.

Texto e fotos
Secretaria da Segurança Pública

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH