(07.02.2020) Uma concorrida solenidade marcou as comemorações dos 10 anos de criação do BOA – Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Participaram do evento o Secretário da Saúde Helton de Souza Zeferino, representando o Governador Carlos Moisés, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto Araújo Gomes, representando o Presidente do Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, Delegado Paulo Norberto Koerich, a Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil, Ester Fernanda Coelho, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Charles Vieira, além de diversos ex-comandantes gerais do CBM e convidados civis e militares.

 

 

Durante a solenidade, foi descerrada a placa de inauguração do novo hangar do Batalhão, cedido pelo Governo do Estado. O Comandante do BOA, Major BM Túlio Zanin também homenageou diversas personalidades que, de alguma forma contribuíram com história do BOA e algumas pessoas que foram socorridas através do emprego das aeronaves Arcanjo. O Batalhão dispõe de quatro aeronaves, sendo dois helicópteros e dois aviões. Os aviões são empregados para operações de buscas e como unidades avançadas de transportes, como a transferência de pacientes graves entre hospitais e de órgãos para serem transplantados.

 

 

Através de um vídeo exibido na mesma ocasião, foram apresentados os números das atividades do BOA em parceria com o SAMU. Foram 8.953 ocorrências, entre acidentes de trânsito, casos clínicos, apoios, prevenções, resgates, busca e salvamento, além de afogamentos, traumas, quedas de nível, acidentes naturais e incêndios florestais. De acordo com o balanço, foram lançados mais de um milhão de litros de água e atendidas 7.200 vítimas neste período de 10 anos.

 

 

Em seu pronunciamento, o Secretário da Saúde falou em nome do governador, destacando que “o Batalhão de Operações Aéreas vem se revelando desde o seu início como uma parceria muito próxima daquilo que o Governo espera de todos os órgãos do estado, trabalhando em conjunto e atendendo as demandas da população catarinense”. Ele também anunciou que as aeronaves do BOA foram colocadas à disposição da SC Transplantes e que ainda será locada mais uma aeronave para ser utilizada no transporte aeromédico. A unidade, segundo o secretário, “terá maior porte, o que possibilitará também o transporte de familiares das vítimas”.

Já o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros falou dos números dos atendimentos realizados pelas aeronaves do BOA, ilustrando os atendimentos através de três pessoas presentes naquela oportunidade. “Este trabalho só é possível pela parceria da Secretaria da Saúde, que dispensa valores significativos para a manutenção das atividades do Batalhão”.

 

Texto e fotos
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 36658183 48 36658393

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search