(20.11.2019) A Secretaria de Estado da Educação e a Polícia Militar de Santa Catarina firmaram um Acordo de Cooperação Técnica nesta quarta-feira (20), durante solenidade de formatura do Programa Estudante Cidadão de 350 alunos da Escola Educação Básica Edith Gama Ramos, em Florianópolis.

O objeto do acordo estabelece “um regime de mútua cooperação entre a SED/SC e a PMSC, para o estímulo de atividades de ensino e promoção da cidadania por meio do fomento e desenvolvimento de atividades da Rede de Segurança Escolar nas unidades escolares estaduais, especialmente o programa “Estudante Cidadão”.

 

 

A solenidade aconteceu num clima festivo, que emocionou a direção da Escola, estudantes, pais e as autoridades. O presidente do Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, Comandante da Polícia Militar, Araújo Gomes Júnior ficou empolgado com o entusiasmo dos estudantes. “ Venho a muitos anos comandando tropas por todo o Estado, mas jamais testemunhei tamanha vibração como a destes estudantes cantando o Hino Nacional Brasileiro”. O Secretário da Educação, o professor Natalino Uggioni parabenizou aos pais das crianças pelo empenho de todos e comentou, “quem sabe daqui não vai sair um futuro Governador ou um comandante geral da Polícia Militar?”.

 

 

A cerimônia aconteceu nos moldes de uma formatura do projeto Estudante Cidadão, com direito a muitos comandos e até continência. Os alunos destaques receberam distinção que foram entregues pelo secretário Uggioni e o Comandante Araújo Gomes. Em seguida ambos foram agraciados pelos próprios alunos com uma cesta de produtos.

A assinatura do acordo deu-se de forma bastante prática. Dentro da política do Governo do Estado de restrição ao papel, a formalidade dispensou canetas. O Secretário da Educação e o Comandante Geral da PM firmaram o convênio com assinaturas digitais.

A solenidade encerrou com um empolgado desfile de todos os alunos em continência ao Coronel Araújo Gomes Júnior, que permaneceu em posição de sentido até a passagem do último estudante.

 

 

Programa de sucesso

O programa foi implantado em 2018 pela Polícia Militar e inicialmente chamava-se “Sou Estudante, sou Cidadão”. A primeira escola beneficiada foi o CAIC Jovem Ailor Lotério, em Camboriú, com 650 crianças. A escola fica localizada no bairro Monte Alegre, que há época registrava um volume considerável de ocorrências, que iam desde evasão escolar, furtos, roubos, até vias de fatos, entre outras.

 

 

O idealizador do projeto foi Capitão Tiago Teixeira Ghilardi, que posteriormente foi expandido pela PMSC para todo o Estado. Hoje são 36 unidades escolares que executam o projeto, que conta com a participação de mais de 7.500 crianças. Cerca de 300 policiais participam da iniciativa, que se desenvolve em até duas horas diárias conforme o comando local.

O Programa Estudante Cidadão se desenvolve em cooperação com a comunidade e as escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino, localizadas em áreas de vulnerabilidade social e se propõe a promover o resgate de valores relacionados com a paz e o civismo.

As premissas básicas do programa são: estimular valores positivos; mudar os referenciais negativos dos alunos; criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar; resgatar a figura do professor, como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas; valorizar o corpo docente e funcionários, como parte essencial no processo pedagógico e aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar.

Como objetivos gerais, o programa procura fortalecer a legitimidade institucional da PMSC por meio da (re) aproximação com a comunidade e a geração de empatia com o corpo discente e docente. O público alvo são os estudantes das turmas até o 5º. ano do ensino fundamental.

 

Texto: Assessoria de Comunicação SSP (ASCOM)
Fotos: PMRV Divulgação e Assessoria de Comunicação SSP

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search