(20.11.2019) A Secretaria de Estado da Educação e a Polícia Militar de Santa Catarina firmaram um Acordo de Cooperação Técnica nesta quarta-feira (20), durante solenidade de formatura do Programa Estudante Cidadão de 350 alunos da Escola Educação Básica Edith Gama Ramos, em Florianópolis.

O objeto do acordo estabelece “um regime de mútua cooperação entre a SED/SC e a PMSC, para o estímulo de atividades de ensino e promoção da cidadania por meio do fomento e desenvolvimento de atividades da Rede de Segurança Escolar nas unidades escolares estaduais, especialmente o programa “Estudante Cidadão”.

A solenidade aconteceu num clima festivo, que emocionou a direção da Escola, estudantes, pais e as autoridades. O presidente do Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, Comandante da Polícia Militar, Araújo Gomes Júnior ficou empolgado com o entusiasmo dos estudantes. “ Venho a muitos anos comandando tropas por todo o Estado, mas jamais testemunhei tamanha vibração como a destes estudantes cantando o Hino Nacional Brasileiro”. O Secretário da Educação, o professor Natalino Uggioni parabenizou aos pais das crianças pelo empenho de todos e comentou, “quem sabe daqui não vai sair um futuro Governador ou um comandante geral da Polícia Militar?”.

A cerimônia aconteceu nos moldes de uma formatura do projeto Estudante Cidadão, com direito a muitos comandos e até continência. Os alunos destaques receberam distinção que foram entregues pelo secretário Uggioni e o Comandante Araújo Gomes. Em seguida ambos foram agraciados pelos próprios alunos com uma cesta de produtos.

A assinatura do acordo deu-se de forma bastante prática. Dentro da política do Governo do Estado de restrição ao papel, a formalidade dispensou canetas. O Secretário da Educação e o Comandante Geral da PM firmaram o convênio com assinaturas digitais.

A solenidade encerrou com um empolgado desfile de todos os alunos em continência ao Coronel Araújo Gomes Júnior, que permaneceu em posição de sentido até a passagem do último estudante.

Programa de sucesso

O programa foi implantado em 2018 pela Polícia Militar e inicialmente chamava-se “Sou Estudante, sou Cidadão”. A primeira escola beneficiada foi o CAIC Jovem Ailor Lotério, em Camboriú, com 650 crianças. A escola fica localizada no bairro Monte Alegre, que há época registrava um volume considerável de ocorrências, que iam desde evasão escolar, furtos, roubos, até vias de fatos, entre outras.

O idealizador do projeto foi Capitão Tiago Teixeira Ghilardi, que posteriormente foi expandido pela PMSC para todo o Estado. Hoje são 36 unidades escolares que executam o projeto, que conta com a participação de mais de 7.500 crianças. Cerca de 300 policiais participam da iniciativa, que se desenvolve em até duas horas diárias conforme o comando local.

O Programa Estudante Cidadão se desenvolve em cooperação com a comunidade e as escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino, localizadas em áreas de vulnerabilidade social e se propõe a promover o resgate de valores relacionados com a paz e o civismo.

As premissas básicas do programa são: estimular valores positivos; mudar os referenciais negativos dos alunos; criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar; resgatar a figura do professor, como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas; valorizar o corpo docente e funcionários, como parte essencial no processo pedagógico e aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar.

Como objetivos gerais, o programa procura fortalecer a legitimidade institucional da PMSC por meio da (re) aproximação com a comunidade e a geração de empatia com o corpo discente e docente. O público alvo são os estudantes das turmas até o 5º. ano do ensino fundamental.

Texto: Assessoria de Comunicação SSP (ASCOM)
Fotos: PMRV Divulgação e Assessoria de Comunicação SSP

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH