(08.11.2019) A manhã desta sexta-feira, 8, foi marcada pela emoção durante a solenidade de encerramento dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS) e de Cabos (CFC), que aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM). Além da cerimônia de formatura, também aconteceu a homenagem com o título “Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”, ao Professor Doutor Jovane Medina, pelo apoio e dedicação ao CEBM, com a expertise na melhoria dos processos e da estrutura de logística.

Pela primeira vez a cerimônia teve a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formada por bombeiros comunitários e comandada pelo 3º sargento Marcelo Augusto Menezes.

Curso de Formação de Sargentos

 

 

 

08.11 Formatura3

Dentro de uma organização militar, o Sargento possui papel fundamental de liderança e exemplo aos subordinados. 56 alunos iniciaram a formação no dia 15 de abril de 2018 e após sete meses, 1030 horas de aulas, com instruções práticas e teóricas, além de estágios operacionais e administrativos, se formaram e passarão a cumprir a função de ligação entre as equipes e os comandantes.

Homenagens do CFS

Foram homenageados na solenidade o 3º Sargento Petterson Lourenço da Silva, o primeiro colocado no Curso de Formação, que recebeu os prêmios do Tribunal de Justiça, da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) e da associação de Subtenentes e Sargentos do Estado de Santa Catarina (Aberssesc); o 3º Sargento Jacques Douglas Romão, primeiro colocado nas disciplinas da área de Direitos Humanos, que recebeu o prêmio Ministério Público de Santa Catarina; e também o 3º Sargento Guilherme Kuhnen, primeiro colocado nas disciplinas da Área de Ciências Humanas e Sociais, que recebeu o prêmio Mérito Intelectual da Assembléia Legislativa.
 

08.11 Formatura6

A turma também realizou uma homenagem ao Ricardo Barbosa, filho do 1ª Sargento Barbosa, falecido durante atendimento de uma ocorrência em abril deste ano e que respeitosamente empresta o nome a turma.

Curso de Formação de Cabos

 

08.11 Formatura4

 

A terceira turma do CFC de iniciou as atividades no dia 02 de setembro deste ano, com duração de 312 horas, distribuídas em 18 disciplinas teórico-práticas, além de estágios operacionais e atividades extracurriculares, hoje 34 alunos se formaram e atuarão em diversas regiões do estado.

Homenagens do CFC

O Cabo Leonardo Claiton Franco, foi classificado em primeiro lugar no curso e foi homenageado com a premiação da APRASC, além de ser condecorado com a medalha de mérito intelectual “Cabo Zilmar Silva Farias” e recebeu também o prêmio de mérito intelectual. Esta medalha é concedida ao integrante do CFC classificado em 1º lugar, com média geral superior a 9. A média do Cabo Franco foi de 9,958. Também foram homenageados o paraninfo do curso de formação de cabos o Cabo Deleon Demoner Caulyt, paraninfo da turma e os familiares do 3º Sargento Rogério Antônio Thomaz, que respeitosamente empresta o nome a turma.
 

Medalha Cruz de Bravura

Entre os alunos do CFC e do CFS, dois foram promovidos por ato de Bravura, com isso, foram homenageados durante a cerimônia, recebendo a medalha Cruz de Bravura.
 

08.11 Formatura5

 

O Sargento Douglas Coelho da Silva e a Cabo Stefânia Adaime Veit foram agraciados pelo Comandante-Geral, Charles Alexandre Vieira e o Tenente Coronel Alexandre da Silva, comandante do CEBM. Os atos de bravura são concendidos a militares que arriscam suas vidas em prol da vida de outra pessoa.

Batismo

Como em todas as cerimônias militares a solenidade foi finalizada com o tradicional batismo. Durante o banho foi lido o seguinte texto: “Soldados do Fogo” Neste teu batismo simbólico, o teu encontro com dois elementos da natureza que bem caracterizam a tua principal missão: o fogo e a água. Que a água, mais que um agente extintor, represente na tua vida, o elemento purificador que possa manter límpida e íntegra a tua consciência e a tua conduta. Que o fogo, mais que um agente destruidor, represente a chama eterna do nosso infindável ideal: “vidas alheias, riquezas salvar”.

 

Texto e fotos: Centro de Comunicação Social CBMSC

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search