(06.11.2019) Nos períodos em que o número de ocorrências com incêndios florestais é reduzido, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue empenhado em treinamentos e capacitações aos profissionais da corporação.

Nesta terça-feira, 5, em Florianópolis, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC realizou treinamentos que envolvem a utilização do equipamento “Bambi Bucket”, um tipo de balde suspenso por um cabo transportado por um helicóptero para fornecer água no combate aéreo a incêndios.

No CBMSC, a ferramenta é comumente utilizada nas aeronaves de asas rotativas (Arcanjos 01 e 03) para combater incêndios florestais e é capaz de despejar cerca de 500 litros de água por carga.

O treinamento ocorre anualmente, durante os meses de novembro e dezembro, com datas que variam conforme as condições meteorológicas. Na Capital, as atividades foram promovidas no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), próximo à Ponte Hercílio Luz, na Baía Norte.

 

 

06.11 TreinamentoBOA

 

As aeronaves do BOA são tripuladas por Bombeiros Militares, para operações de resgate, e profissionais da área da saúde (médico e enfermeiro), por parte do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) do Samu.

O Treinamento de Operações Aéreas (TOA) também visa a manutenção do conhecimento e perícia na execução de diferentes missões, desempenhadas por equipes especializadas dos Arcanjos.

 

Texto e foto: Centro de Comunicação Social CBMSC

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search