(04.11.2019) A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina passou a oferecer nesta segunda-feira (04) a possibilidade do registro online de Boletins de Ocorrências (BOs) sobre maus tratos contra animais. O link está disponível no site da Polícia Civil (http://www.pc.sc.gov.br/), ou diretamente no endereço https://delegaciavirtual2.sc.gov.br/boletimincluir.aspx?15.

“O link já está disponível em acesso pela internet e a partir de agora todo cidadão que residir no Estado de Santa Catarina poderá fazer o registro de maus tratos contra animais de forma virtual. Para tanto, deve acessar a página da Polícia Civil”, afirma o diretor de Inteligência, delegado Alfeu Orben. “Todos os BOs eletrônicos são enviados para a delegacia da área de fato”, completa o diretor.

O registro destina-se a fatos descritos como maus-tratos contra animais e denúncias da prática de ato de abuso, maus-tratos, abandono, ferimentos propositais ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A iniciativa atende à lei estadual 17.404/2017, que prevê a criação de seção no portal da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil para atendimento de ocorrências envolvendo animais, e saiu agora por meio de ação conjunta da Polícia Civil com o CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de SC). “Agradecemos o empenho dos servidores do CIASC pelo desenvolvimento da ferramenta e a todos que participaram desta importante conquista para o cidadão”, comenta o diretor.

A disponibilização desta tipificação na Delegacia de Polícia Virtual de Proteção Animal de Santa Catarina não desobriga o atendimento e o registre presencial, quando o interessado comparecer pessoalmente a uma Delegacia de Polícia.

Na Delegacia Virtual também é possível fazer os seguintes BOs:

Acidente de trânsito sem vítima

Perda de documentos e/ou objetos

Recuperação de documentos e/ou objetos

Ameaça, calúnia, injúria e difamação

Furto e roubo

Denúncia anônima

Danos causados por fenômenos naturais

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação - Polícia Civil

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH